Projeto Interdisciplinar com músicas- Vem cantar comigo!

Projeto interdisciplinar com músicas: Vem cantar comigo!

    Projeto interdisciplinar com músicas. Este projeto visa trabalhar a criatividade, a autoestima, o individual, o lúdico, o senso crítico, a sensibilidade, entre outros aspectos relevantes que, contribuem para a melhoria da aprendizagem do educando. É possível desenvolvê-lo em todas as séries, basta adaptá-lo.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word e pronto para impressão em PDF.



 

 

Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR: Vem cantar comigo!

Responsáveis pelo projeto:

 

Disciplinas envolvidas: Literatura, Língua Portuguesa, História, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física.

 

 Período:

 

Público Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

1.Justificativa

    A música por ser uma das formas de expressão mais utilizada pelo ser humano também tem em seu fazer humanamente os aspectos integrador e transformador; pois auxilia o ser  humano no desenvolver  de suas potencialidades, auxilia no cultivo da sensibilidade, da criatividade, da percepção de acontecimentos antigos e contemporâneos, no imaginativo, na liberdade de experimentar sensações transcendentais, no respeito pelo novo e pelo diferente, na construção do conhecimento com autonomia  e na  responsabilidade individual e integral. Portanto   a música  possibilita um estudo aprofundado e prazeroso capaz de contribuir para  o ensino de valores como diversidade e  cidadania.

 

 2.Objetivos Gerais

    Por ser uma  linguagem universal usada para o processo de comunicação, inspiração e entretenimento, a música possibilita  o  estímulo a função cognitiva,  a emoção, a audição entre outros fatores importantes capazes de   transformar as informações em conhecimentos significativos para o educando.

    Esse projeto visa trabalhar com a música em diversos estilos, com temáticas  que contribuam para a melhoria da autoestima, para o despertar à valorização e o respeito às diferenças individuais, para a construção da harmonia, para a melhoria da indisciplina, para  a melhoria da  concentração, da criticidade,  da criatividade, outros aspectos relevantes a melhoria do processo ensino-aprendizagem do educando.

 

2.1 Objetivo Específico

    – Trabalhar na teoria e na prática propostas educacionais que relacionem a dança e a música á várias disciplinas do currículo.

    – Promover a autoestima, a criticidade, a criatividade e o gosto pela leitura e interpretação.

    – Promover a leitura e a interpretação de textos narrativos – gênero: música.

    – Trabalhar com a música visando como eixo principal o desenvolvimento da criticidade.

    – Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas;

    – Trabalhar os seguintes elementos na composição das sequências de movimentos:   espaço-geral e pessoal; direções; formas, tempo, velocidade, duração, aceleração, desaceleração,  ritmo-andamento, duração, intensidade, repetição, pausa.

    – Produzir textos nas tipologias e gêneros explorados, utilizando as mais variadas ferramentas tecnológicas.

    – Ler diversidades de gêneros musicais, analisando as diferenças inerentes as suas estruturas, bem como tema proposto e analisar esses temas em uma ótica educativa.

    – Confrontar opiniões e pontos de vistas as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

 

3.Metodologia

    – Escuta, leituras e debates de  textos do gênero narrativo música. Essas músicas deverão   abordar  temas relevantes possíveis à análises críticas e contribuir para estudo dos  conteúdos que deverão ser aplicados no bimestre.

    – Apreciação de vídeos musicais;

    – Discussões e problematização sobre o vivido e o apreciado;

    – Pesquisas biográficas (capas de discos, fotografias, etc) dos intérpretes  das  músicas trabalhadas no projeto e elaboração de narrativas históricas.  Após as pesquisas e a produção da narrativa,  os estudantes deverão elaborar um livro com o nome do projeto:” Vem cantar comigo!”. Esse livro deverá conter capa, contracapa, índice, as narrativas, a biografia de um  intérprete das músicas utilizadas no projeto, uma música de cada intérprete com as atividades que foram desenvolvidas com ela, depoimentos dos estudantes sobre o projeto( O que gostou no projeto? O que mudaria? Onde falhamos? Onde acertamos? Em que esse projeto contribuiu na vida pessoal dele? A música da vida dele com texto explicativo.)

    Competição musical- The voice kids- ( as cegas ou não) com jurados a serem selecionados pela coordenação. A  divulgação do vencedor será no facebook da escola.

    – Entrevista com o cantor ou grupo musical selecionado na biografia- esta entrevista deverá ocorrer via email ou skype.

    – Ensaios de músicas para apresentações.

    – Elaboração de atividades como: dança  da cadeira, karaoquê e demais brincadeiras que envolvam músicas infantis com intuito de levantar a autoestima das crianças.

    – Elaboração de  um  logotipo  do  projeto. Competição entre turmas para que seja elaborado esse logotipo. O logotipo deverá ser utilizado para personalizar copos que serão entregues  aos estudantes vencedores das competições.

    – Apresentação teatral – encenação de músicas.

    – Competições entre equipes denominadas: Qual é a música? – Os estudantes divididos em  equipes(cada uma com seu grito de guerra) deverão acertar a música selecionada pela professora. Ganha um ponto quem acertar uma música que contenha a palavra selecionada e ganha dois pontos quem acertar a música que a professora escolheu. O professor responsável pelo áudio toca a música escolhida.

    – Competições entre participantes denominadas: Torta na cara – O competidor que errar a letra da música leva torta na cara e não marca ponto para a sua equipe.

    – Produção de paródias e postagens no facebook da escola e nos grupos do whatsapp.

    – A equipe que tiver mais pontos no final do projeto ganha um dia na lanchonete ou sorveteria.

    – Finalização do projeto com show de talentos envolvendo apresentações musicais,  danças, canto, encenações, entre outros.

Obs: a ideia é que as ações sejam divididas pelos professores envolvidos.

 

  4.Materiais Utilizados

    Rádio,  DVDs, CDs,  fotografias, STE, vídeos, balões coloridos, câmera digital, figurinos, projetor, TNT, EVA, Computador, papel sulfite, cartolina, pincel atômico, maquiagem, fita de cetim, pedaços de cano pvc , tinta de parede azul ( ou colorida), painel, pendrive, notebook, caixa de som, brinquedos, papelão, bola, cadeiras, microfone, pendrive, celular, entre outros.

 

5.Avaliação

    Os estudantes serão avaliados processualmente de forma contínua no decorrer da aplicação do projeto por meio dos relatórios, das fotos e das filmagens.

 

6.Fontes:

    Observação: segue abaixo as fontes as quais foram utilizadas para a adaptação do projeto.

http://www.protexto.com.br/texto.php?cod_texto=421

http://portal.unesco.org/culture/fr/files/9597/10904014563DANCA-ESCOLA.pdf/DANCA-ESCOLA.pdf

http://www.efdeportes.com/efd119/danca-na-escola.htm

http://www.google.com.br/imgres?q=dança

http://analiseletrasdemusica.blogspot.com.br/

 

7.Anexos

    Lista de músicas que serão analisadas:

Música

Intérprete

Conteúdos

Lista de compras

Amado Batista

Teatro

Sou igualzinho a você

Amado Batista

Apresentação

Amor pra Recomeçar

Frejat

Poesia-estrutura, leitura ,interpretação e produção textual.

Veja bem, meu bem

Los Hermanos

Leitura e interpretação

Assaltaram a gramática

 

Paralamas do Sucesso

Ortografia, tipos de sujeito

Borboletas

Vitor e Léo

 

Tipos de Sujeito

Amanheceu, peguei a viola

Renato Teixeira

Tipos de Sujeito

Cálice

Chico Buarque de Holanda

Ditadura Militar, vocativo, figuras de linguagem

Capital Inicial-

Fátima

Crítica- Debate- Comportamento humano

Como dois animais

Alceu Valença

Naturalismo

Vitória no deserto

Aline Barros

Conjunção, preposição e preposição

Raridade

Anderson Freire

Conjunção, preposição e preposição

Completo

Ivete Sangalo

Conjunção e preposição

Deixe a menina

Chico Buarque de Holanda

Tipos de Linguagem- Culta e coloquial

 

 

Faltando um pedaço

Djavan

Figuras de linguagem

Ela Só Quer Paz

Projota

Estrutura de poema, leitura, interpretação, tipos de linguagem.

 

Escurinha

 

Geraldo Pereira e Arnaldo Passos

 

Vocativo- Debate:preconceito racial

Esquadros

Adriana Calcanhoto

Gênero carta- produção

Leitura e interpretação, pesquisas.

Fábrica

 

Legião Urbana

Denúncia- leitura e interpretação- Segunda Guerra Mundial

Flor e beija-flor

Henrique e Juliano- part. Marília Mendonça

Leitura, interpretação e produção de poema.

Fruta boa

 

 

Milton Nascimento e Fernando Brant

Leitura, interpretação e produção de texto. Figuras de linguagem-metáfora.

Paciência

Lenine

Leitura, interpretação-reflexão.

Pra não dizer que não falei das flores

Geraldo Vandré

Leitura e interpretação-desigualdade social

Samba do Approach

Zeca Baleiro

Estrangeirismo

Coração de Estudante

Milton Nascimento

Repressão militar

Só Você

Fábio Junior

Análise, debate e produção textual

Balada do Louco

Banda Mutantes

Leitura e interpretação

Família

Titãs

Reflexão e ortografia

Inútil

Ultraje à Rigor

Tipos de linguagem- política- denúncia

Mais Uma Vez

 

Legião Urbana

Reflexão-gênero poema

Mama África

 

Chico César

África, neologismo, tipos de linguagem e figuras de linguagem.

Mentiras

Adriana Calcanhoto

Produção, leitura e interpretação- Histórias em quadrinhos

Monte Castelo

 

Legião Urbana

Introdução a Literatura-poemas, intertextualidade

Mulheres de Atenas

 

Chico Buarque de Holanda e Augusto Boal

Conotação, denotação, linguagem figurada, mitologia grega, estrutura de poema

Choram as Rosas

Bruno e Marrone

Conotação e denotação

Dois Rios

Skank

Conotação, denotação

Se eu quiser falar com Deus

Gilberto Gil

Reflexão

Nenhum motivo explica a guerra

Afroreggae

Produção de texto dissertativo, figuras de linguagem, Tema: guerra, análise da estrutura de um poema.

Meu violão e o nosso cachorro

Simone  e Simaria

Período simples e composto, gênero textual:biografia

Vou Voando

Jorge e Mateus

Período simples e composto, gênero textual:biografia

Pérola Negra

Daniela Mercury

Consciência Negra- leitura e interpretação

Que país é esse?

Legião Urbana

Leitura e interpretação- Guerra Fria

Samba do Arnesto

Adoniran Barbosa

Linguagem culta e coloquial

Saudosa Maloca

Adoniran Barbosa

Variedade Linguística, pesquisas.produção de carta.

Socorro

Arnaldo Antunes

Ambiguidade, figuras de linguagem,

Sonhar

MC Gui

Reflexão- Leitura e interpretação.

A noite

Tiê

Oxítona, Paroxítona e proparoxítona

Tocando em frente

Almir Sater

Leitura , análise e reflexão

Vilarejo

Marisa Monte

Arcadismo

A paz

Gilberto Gil

Segunda Guerra

Bandidos de terno

Que país é esse?

Os seminovos

Legião Urbana

Trovadorismo- cantigas de escárnio

A Rosa de Hiroshima

Secos e molhados

Texto literário e não literário

Sem ar

D’Black

Cantigas de amor-Trovadorismo

Só você e eu

Tanta saudade

Inimigos da Hp

Wanessa Camargo

Cantigas de amigo-Trovadorismo

Vossa Excelência

Dona Gigi

Titãs

Os caçadores

Cantigas de maldizer-Trovadorismo 

 

Eine kleine Nachtmusik” I. Allegro

 

Mozart

Introdução ao Classicismo

Symphony No.5

 

Beethoven

 

Introdução ao Classicismo

Hymn for the weekend

Coudplay

Leitura e interpretação

Sorry

Justin Bieber

Speaking and listening

Certas Coisas

Lulu Santos

Conotação, denotação, figuras de linguagem

Seio de Minas

Paula Fernandes

Gramática e ortografia

Completo

Ivete Sangalo

Gramática

Química

Biel

Conectivos textuais

Trem bala

Ana Vilela

Gramática

Dia Lugar e hora

Luan Santana

Gramática

Loka

Simone Simaria e Anitta

Gramática

Tem Little Indians

Wizard songs

Numbers

Eu cresci

Maísa

Avaliação- conjunções

Tô nem aí

Larissa Manoela

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

Coração embriagado

Wanessa Camargo

Literatura- Figuras de linguagem

Além do Horizonte

Jota Quest

Leitura e interpretação

Eu sei de cor

Marília Mendonça

Classicismo Figuras de linguagem

She Will be loved

Marrom 5

Passive and active Voice

Lindo balão azul

Carinha de anjo

Gramática

D you know where you´re going to

Marian Carey

Going to

Try

Pink

Listening, reading, writing and speaking

One last time

Ariana Grande

Listening, reading, writing and speaking

Firework

Katy Perry

Listening, reading, writing and speaking

Send my love

Adele

Listening, reading, writing and speaking

We can hurt together

Sia

Musical bingo

Don´t let me down

The Chainsmokers

Biography- Listening, reading, writing and speaking

Anjo da internet

Maísa

Gramática

Don´t  worry , be happy

Bob Macferrin

Listening, reading, writing and speaking

Skyline pigeon

Elton Jonh

Wh-question

Dona Felicidade

Trem da alegria

Leitura e interpretação

Celebration

Kool & The gang

Wh-question

O que é amor pra você?

Marília Mendonça

Romantismo- Leitura, interpretação e produção textual

Eu to com ismo

Maykow e Bruno- part. Marília Mendonça

 

Alcoolismo na adolescência, pesquisa, leitura, interpretação, produção textual, formação de palavras.

Hopeful

Bars & Melody

Bullying- pesquisa, leitura, interpretação , produção textual e bingo de palavras.

Huptown girl

Billy Joel

Apresentação dos professores- abertura do evento.

Roar

Katy Perry

Animals- listening and reading.

 

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *