Interpretação de texto: Saiba mais sobre a vacina contra a raiva – 9º ano

Interpretação de texto: Saiba mais sobre a vacina contra a raiva - 9º ano

    Interpretação de texto, voltada para os alunos do 9º ano, permite o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura. O texto, em questão, escrito pelo veterinário Fábio Toyota, explica sobre a importância da vacina contra a raiva em animais domésticos. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Vacina antirrábica – Saiba mais sobre a vacina contra a raiva

Conheça a importância da vacina antirrábica e saiba como ela pode prevenir a raiva em cães e gatos

    Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

    Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de pets levem seus bichinhos de estimação para que a vacina antirrábica possa ser administrada. No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o país, a transmissão da doença não é algo descartado.

    Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

    […]

Fábio Toyota.

Disponível em: <http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vacina-antirrabica/>.

 

Questão 1 – O texto tem fins:

a) científicos

b) didáticos

c) técnicos

d) publicitários

 

Questão 2 – De acordo com o autor do texto, quais são as consequências da contaminação pela doença “raiva”?

 

Questão 3 – Segundo o autor, apesar de serem realizadas campanhas que incentivem a vacinação, a raiva pode ser transmitida. Explique:

 

Questão 4 – No trecho “[…] antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer […]”, o termo grifado poderia ser substituído por:

a) semelhantes

b) diferentes

c) conhecidos

d) perigosos

 

Questão 5 – Na parte “[…] nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.”, o termo destacado estabelece uma relação de:

a) conclusão

b) comparação

c) oposição

d) condição

 

Questão 6 – Assinale a palavra que segue a regra ortográfica de “antirrábica”.

a) autoescola

b) microcomputador

c) antirrugas

d) interestadual

 

Questão 7 – No segmento “Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença […]”, o verbo sublinhado poderia ser flexionado no singular. Justifique:

 

Questão 8 – Os prefixos das palavras “incomum” e “incurável” indicam a ideia de:

a) ação oposta

b) negação

c) posição inferior

d) afastamento

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







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