Interpretação de texto: Padrões de beleza – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: Padrões de beleza - 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “Padrões de beleza”.

    Você pode baixar esta atividade português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Padrões de beleza

    Devemos lembrar que os padrões de beleza mudam com o tempo, não são eternos e imutáveis. No século XVIII as musas da beleza eram brancas e gordinhas, como bem07 mostram de Rembrandt e Rubens. No século XIX, eram as mulheres esqueléticas, pálidas, com profundas olheiras. No século XX, já tivemos as cheias de curvas – Elizabeth Taylor, Gina Lolobrigida. Na década de 70 símbolo foi Twiggy, supermagrinha.

    Nos anos 80 e 90, as top models, são muito magras e altas. Mas ao mesmo tempo, convivemos com Sharon Stone e Demi Moore, cheias de curvas e corpo sensual. Poderíamos, fazer o mesmo estudos com os homens desde as formas perfeitas dos gregos, até os homens bem magrinhos, terminando Van Damme e Schwarzenegger. Enfim queremos ser iguais e ter a mesma forma e isso é natural. O problema é quando isso não é possível e começamos abusar do nosso corpo e nos colocarmos em risco físico ou psíquico para atingir uma meta que pode ser impossível.

    É importante que gostássemos de nós mesmos. Vimos como a criança pequena que e muito voltada para si. Depois com o desenvolvimento, ela começa a se relacionar com outras pessoas, brinca junto, até os primeiros amigos. Já adolescente, além dos amigos, se desenvolvem as primeiras paixões, os amores e os relacionamentos mais estáveis. O gostar de si se estende pelo desenvolvimento nas relações com outras pessoas.

ESSLINGER, Ingrid; KOVÁCS, Maria Júlia. Adolescência: Vida ou Morte?. São Paulo: Ática, 2000.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3) Quem é o autor do texto?

R:

 

4) Os padrões de beleza são sempre iguais? Justifique.

R:

 

5) Relacione corretamente as épocas e os padrões de beleza corretos.

A) Século XVIII                               (    ) supermagrinha

B) Século XIX                                 (    ) são muito magras e altas

C) Século XX                                  (    ) cheias de curvas

D) Década de 70                            (    ) brancas e gordinhas

E) Década de 80 e 90                   (    ) esqueléticas, pálidas, com profundas olheiras

 

6) Cite alguns modelos de corpos masculinos, citados nos texto.

R:

 

7) Qual é o perigo ao tentar alcançar um corpo perfeito?

R:

 

 

Por ACESSABER

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Um comentário para Interpretação de texto: Padrões de beleza – 4º ou 5º ano

  1. Muito bom! Estou gostando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *