Interpretação de texto: Matemática das cavernas – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: Matemática das cavernas - 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, indicada a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, tendo como base o texto “Matemática das cavernas”.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Matemática das cavernas

    Se você acha que matemática e um bicho-de-sete-cabeças, imagine o que achavam os homens das cavernas, eles conviviam com noções de matemática sem desconfiar que “ela esta em toda parte”.

    Mesmo há muito tempo, na pré-história nossos antepassados já tinham noção dos números, claro que eles não sabiam contar, mas percebiam que as coisas mudavam numericamente.

    Por exemplo, que os dias passavam e os filhos estavam aumentando. Começaram então a gravar em ossos essas noções de quantidade (já que devia ser difícil guardar tudo de cabeça) esses ossos entalhados são os registros mais antigos que existem, de mais ou menos 20.000 anos atrás.

    Aos poucos, os povos primitivos aprenderam a usar os dedos das mãos e dos pés para lembrar pequenos números. E tem muita gente que faz isso ate hoje. Também usavam as partes do carpo para medir as extensões e descobriram quais as formas geométricas mais adequadas para as suas peças de cerâmica e para as pontas das lanças.

    Assim cada cultura foi desenvolvendo um método de conhecimento e progredindo nesta ciência tão importante.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3) Como era a matemática para os humanos da pré-história?

R:

 

4) Cite um exemplo de como os homens usavam a matemática, na pré-história.

R:

 

5) De acordo com o texto qual é a idade dos registros mais antigos que existem, de ossos entalhados?

R:

 

6) O que os primitivos passaram a usar para contar, depois de ossos?

R:

 

7) Qual é o tema principal do texto?

R:

 

8) Em sua opinião o que significa a expressão “bicho-de-sete-cabeças”?

R:

 

 

Por ACESSABER

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *