Atividade de português: Questões sobre conjunções adversativas – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Questões sobre conjunções adversativas - 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo de variadas conjunções adversativas. As questões baseiam-se em um texto sobre o doce “brigadeiro”. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Brigadeiro

    Festa de criança não pode faltar brigadeiro, não é mesmo? Essa iguaria típica do Brasil não encanta apenas os pequenos; nós também adoramos esse doce. Os adultos adoram fazer a versão brigadeiro de colher para degustar essa maravilha!

    Entretanto, após várias colheradas, muita gente se sente culpada por causa da ingestão das inúmeras calorias que o brigadeiro tem. É claro que, se consumido com moderação, não há problema algum em comer brigadeiro, mas o difícil é comer apenas UM!

    Porém, além desses que se sentem culpados, há aqueles que têm algum tipo de intolerância a substâncias presentes no brigadeiro e outros que não querem sair da dieta, mas não abrem mão de um docinho.

Gisella Meneguelli. Disponível em: <https://www.greenme.com.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – O termo em destaque classifica-se como conjunção adversativa em:

a) “Festa de criança não pode faltar brigadeiro, não é mesmo?”

b) “Essa iguaria típica do Brasil não encanta apenas os pequenos […]”

c) “Porém, além desses que se sentem culpados […]”

d) “[…] e outros que não querem sair da dieta […]”

 

Questão 2 –Entretanto, após várias colheradas, muita gente se sente culpada […]”. Mantendo a ideia de adversidade, a conjunção grifada poderia ser substituída por:

a) Contudo

b) Por isso

c) Pois

d) Por conseguinte

 

Questão 3 – “[…] não há problema algum em comer brigadeiro, mas o difícil é comer apenas UM!”. Aponte a conjunção que une as orações, estabelecendo a relação de adversidade:

 

 

Questão 4 – Transcreva a outra passagem do texto que apresenta o emprego da conjunção adversativa identificada na questão anterior:

 

 

Questão 5 – Na frase “Ele come muito brigadeiro e não engorda!”, a conjunção “e” apresenta o sentido de adição ou de adversidade? Explique:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *