Atividade de português: Questões sobre conjunções aditivas – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Questões sobre conjunções aditivas - 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo da conjunções aditivas. As questões baseiam-se no texto Por que nos coçamos?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Por que nos coçamos?

Entenda esse incômodo

    A coceira é uma reação de defesa do corpo e serve como alerta, indicando que há algum problema na região da pele que coça. A causa pode ser uma picada de inseto, uma reação alérgica a medicamentos ou alimentos, irritação da pele pelo contato com tecidos, corantes, cremes ou até pelo sabão usado para lavar a roupa. Além disso, algumas doenças como a catapora e o sarampo provocam a formação de bolinhas na pele, que também coçam. E, no inverno, muita gente sente coceira porque a pele fica mais ressecada e sensível.                                            

                                                                                                                        Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>. 

 

Questões

Questão 1 – O texto acima tem o propósito de:

a) apresentar uma explicação.

b) entreter os leitores.

c) fazer um alerta.

d) dar uma sugestão.

 

Questão 2 – O termo em destaque funciona como conjunção aditiva em:

a) “A coceira é uma reação de defesa do corpo e serve como alerta […]”

b) “[…] uma reação alérgica a medicamentos ou alimentos […]”

c) “[…] a catapora e o sarampo provocam a formação de bolinhas na pele, que também coçam.”

d) “[…] muita gente sente coceira porque a pele fica mais ressecada e sensível.”

 

Questão 3 – Identifique a conjunção que une o terceiro período ao segundo, estabelecendo entre eles a ideia de adição:

 

 

Questão 4 – “E, no inverno, muita gente sente coceira […]”. Aponte a conjunção aditiva que compõe essa parte do texto:

 

 

Questão 5 – Em todas as frases a seguir, o termo grifado desempenha a função de conjunção aditiva, exceto em:

a) A coceira é um sinal de defesa do nosso organismo, mas também um sinal de alerta.

b) Ele sentiu uma forte coceira e não foi ao médico.

c) A coceira pode ser causada por uma picada de inseto, bem como por uma reação alérgica.

d) O sarampo assim como a catapora provocam coceira.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *