Atividade de português: Questões sobre advérbios de intensidade – 8º ano

Atividade de língua portuguesa: Questões sobre advérbios de intensidade - 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de intensidade. As questões propostas baseiam-se no texto Quanto mais sol, mais rápido, que nos conta sobre uma corrida de carrinhos, movidos por energia solar.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Quanto mais sol, mais rápido!

    Acontece a cada dois anos na Austrália uma corrida de carros bem diferente. Os veículos são pequenos, com espaço só para uma pessoa; achatadinhos, bem leves e com um painelzão brilhante no teto… tudo para ficarem mais rápidos. E cadê gasolina?

    Ahá! É nisso que esses carrinhos são tão especiais: eles são movidos por energia solar!

    Sacou, agora, para que servem os painéis? Eles captam a energia do sol e transformam em energia para o carro andar. Ops! Andar não, correr: o carro campeão da prova este ano, da equipe holandesa, chegava a fazer até 170 km por hora!

    A competição é um jeito de ficar de olho na tecnologia. Os cientistas acreditam que o futuro tá aí, na energia que vem do sol. Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui! […]

Disponível em: <http://www.canalkids.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – O termo em destaque desempenha a função de advérbio de intensidade em:

a) “Quanto mais sol, mais rápido!”

b) “Acontece a cada dois anos na Austrália uma corrida de carros bem

c) “[…] com espaço para uma pessoa […]

d) “Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui!”

 

Questão 2 – O advérbio que compõe a frase assinalada anteriormente intensifica o sentido de:

a) um verbo

b) um advérbio

c) um adjetivo

d) um substantivo

 

Questão 3 – Transcreva a passagem do texto em que foi empregado o mesmo advérbio de intensidade identificado na questão 1. Em seguida, grife-o:

 

 

Questão 4 – Em todas as orações, “muito” funciona como advérbio de intensidade, exceto em:

a) Os carrinhos, presentes na Corrida na Austrália, são muito rápidos.

b) O uso da energia solar é muito importante para o planeta.

c) Os carrinhos são muito eficientes.

d) Havia no local muito carro de corrida.

 

Questão 5 – O termo “muito”, presente na oração marcada acima, classifica-se como:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *