Atividade de português: Aspas – 6º ano

Atividade de português: Aspas - 6º ano

    Atividade de português, voltada para aos alunos do 6º ano, propõe o estudo das aspas, por meio de texto que nos conta sobre o livro Flávia e o bolo de chocolate, escrito por Miriam Leitão.

     Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este texto sobre o livroFlávia e o bolo de chocolate”, escrito por Miriam Leitão:

Detesto marrom!

    O difícil caminho percorrido por Flávia para aprender o valor que toda cor deve ter

    Branco, amarelo, vermelho… Que cor você prefere? Flávia não gosta de ser negra e decretou: “detesto marrom!”. Então, sua mãe disse: “de hoje em diante tudo o que for marrom não entra mais nesta casa, começando pelo bolo de chocolate”. Que catástrofe!

    Flávia ficou revoltada. “Logo o bolo de chocolate, o mais gostoso!” Mas manteve sua posição. Depois veio o sorvete de cacau, o bombom… Ela olhava a mãe de banda, sem dar o braço a torcer. Até a praia entrou na lista (afinal, ela pode deixar a pele mais marrom ainda, não é?).

    Será que Flávia vai continuar com essa história de não gostar de marrom?  Duvido! E você?

Disponível em: <http://chc.org.br/detesto-marrom/>. Acesso em: 17 de novembro de 2016.

 

Questão 1 – Identifique o trecho que resume a lição proporcionada pelo livro:

a) “O difícil caminho percorrido por Flávia para aprender o valor que toda cor deve ter”.

b) “Flávia não gosta de ser negra e decretou: detesto marrom”.”

c) “Então, sua mãe disse: “de hoje em diante tudo o que for marrom não entra mais […]”

d) “Flávia ficou revoltada.”

 

Questão 2 – O autor do texto conversa diretamente com leitor em:

a) “Detesto marrom!”

b) “Branco, amarelo, vermelho… Que cor você prefere?”

c) “Que catástrofe!”

d) “Ela olhava a mãe de banda, sem dar o braço a torcer.”

 

Questão 3 – As aspas, utilizadas em algumas passagens do texto, indicam:

a) as partes mais importantes da história.

b) o uso de uma linguagem mais próxima do cotidiano.

c) as falas das personagens do livro.

d) os comentários sobre a obra.

 

Questão 4 – No trecho “Será que Flávia vai continuar com essa história de não gostar de marrom?”, a forma verbal destacada poderia ser substituída por:

a) continuou

b) continuaria

c) continua

d) continuará

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *