Atividade de português: Adjetivos “Resenha do filme Decisão de risco” – 9º ano

    Atividade de português, direcionada aos estudantes inseridos no 9º ano, visando ao estudo dos adjetivos na construção do trecho inicial da resenha do filme “Decisão de risco”, lançado no mês de abril do corrente ano. As questões propostas trabalham a noção de coerência e coesão textual, bem como o conceito de substantivação. 

    Você pode baixar esta atividade em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

 

Questão 1 – Leia o trecho introdutório da resenha do filme “Decisão de risco”, lançado em abril do presente ano, completando-o com estes adjetivos:

Adjetivos

    Todos os dias, inocentes em várias regiões do mundo sofrem – e muitas vezes pagam com suas vidas – nas mãos de extremistas que praticam o terrorismo. As motivações são as mais _________________ possíveis, as consequências de ações _________________ são _________________.

    Neste mesmo cenário, do outro lado da história, temos a presença dos governantes e militares que, geralmente, de forma __________________ tentam pagar na mesma moeda e evitar que os atos ___________________ dos terroristas acabem com ainda mais vidas.

    Casos como a história do filme “Decisão de risco” já são bem _____________________, quando vemos os bonzinhos encurralados por armadilhas cruéis. Neste longa-metragem, acompanhamos a história da Coronel Powell (Helen Mirren, de “A 100 passos de um Sonho”), que se vê em um beco em saída.

    Após anos perseguindo alguns dos terroristas mais _____________________, ela finalmente tem a oportunidade de capturá-los. Acontece que a história muda completamente quando ela percebe que os criminosos podem estar se preparando para um atentado. A cada segundo, a situação fica mais ______________________, o que piora quando a vida de uma garotinha está em jogo. […]

Por Fábio Jordão. Disponível em: <http://www.cafecomfilme.com.br>.

 

Questão 2 – Observe o emprego da palavra “inocentes” no contexto da resenha:

“Todos os dias, inocentes em várias regiões do mundo sofrem […]”.

a) Identifique a classe a que a referida palavra pertence. Justifique a sua resposta.

 

 

b) Localize na resenha outro exemplo de palavra que segue a mesma regra.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *