Atividade de História: Roma – 6º ano

Atividade de História: Roma - 6º ano

    Atividade de história, proposta a alunos do sexto ano do ensino fundamental, com exercícios sobre Roma.

    Esta atividade de história está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Roma

  1. Após a morte de César, formou-se o ___________, composto pelos generais Marco Antônio, Otávio de Lépido, todos seguidores de César.

   Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    a.( ) Monarquia

     b.( ) Império.

    c.( ) Segundo Triunvirato

    d.( ) Terceiro triunvirato

 

  1. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    Com a queda dos ___________ etruscos, o governo de Roma passou a ser uma res publica. A expressão (“coisa pública em latim”) significava que o Estado não pertencia mais ao rei, mas era considerado um bem público.

    a.(    )   Imperadores

    b.(   ) Presidente

    c.(    ) Reis.

    d.( ) Plebeus.

 

    3.A expansão romana pela Península Itálica e a participação dos plebeus enriquecidos na política levaram ao aparecimento dos chamados Homens novos. Eles recebiam esse nome porque nenhum membro da família desses Homens novos havia participado anteriormente da: Assinale a alternativa correta: 

    a.(  ) Política romana.

    b.(  ) Assembleias.

    c.(  ) Família romana.

    d.(  ) Família real

 

    4.Muitos _________, em geral pequenos proprietários rurais, eram convocados para a guerra nos períodos de plantio e colheita. Ao voltar da guerra, sem recursos ou lavouras, viam-se obrigados a contrair empréstimos para sobreviver, usando sua propriedade como garantia. Conforme a lei, os Plebeus que não conseguissem pagar suas dividas e resgatar sua hipoteca perdiam suas propriedades e sua liberdade, tornando-se escravos.

    Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    a.( ) Patrícios

    .b.( ) Políticos.

   c.( ) Plebeus

    .d.( ) Mineradores

 

    5.Assinale a alternativa correta:

    Era possível observar a desigualdade entre Patrícios e Plebeus até na guerra. Após uma vitória romana, ocorria a divisão dos bens retirados dos inimigos, que incluíam:

    a.( ) Escravos e terras.

    b.( ) Crianças e terras.

    c.( ) Terras e máquinas.

    d.( ) Idosos e crianças

 

     6.Após uma vitória romana, ocorria a divisão dos bens retirados dos inimigos. A divisão do _________ era feita de acordo com a posse de armas. Como os patrícios detinham as melhores armas, ficavam com a maior parte.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

   a.( ) Riquezas.

   b.( ) Espólio

    c.( ) Comércio

    .d.( ) Pobreza

 

    7.As guerras que os romanos travaram com os povos vizinhos tinham por objetivo:

     I.Defender seu território dos escravos.

    II.Conquistar terras para a agricultura.

    III. Controlar as rotas de comércio

    .IV.Defender seu território dos escravos.

   Após a leitura, assinale a alternativa correta.

   a.( ) I, II e III

    b.( ) I, II e IV

    c.( ) II, III e IV

    d.( ) I, II, III e IV

 

    8.No início do regime republicano, o governo ficou quase inteiramente nas mãos dos ________. Os plebeus tinham poucas oportunidades para participar da vida política de Roma, pois não podiam participar do Senado:

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    a.( ) Plebeus.

    b.( ) Etruscos

   .c.( ) Patrícios.

   d.( ) Gentilícios

 

    9.As mulheres e os escravos não faziam parte de nenhuma __________, pois não tinham o direito de participar das decisões políticas de Roma.

  Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    a.( ) Casta.

    b.( ) Assembleia

    .c.( ) Reinado.

    d.( ) Sub-reinado

 

    10.Um dos principais líderes militares romanos começou a se destacar na região da Gália: Júlio César. Com grande popularidade, ele soube manipular a situação para formar o:

   A alternativa que corresponde à afirmação acima;

    a.( ) Império Romano

    b.( ) Monarquia.

    c.( ) Primeiro Triunvirato.

    d.( ) Império Bizantino

A diferença nos enriquece…

…O respeito nos une

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Um comentário para Atividade de História: Roma – 6º ano

  1. bruna kamila araujo da cruz disse:

    nao gostei nao tem resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *