Atividade de história: África – 7º ano

Atividade de história: África - 7º ano

    Atividade de história, voltada a alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com exercícios sobre a África.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

África

1. Caçadores e coletores extremamente guerreiros, os ___________________ dominavam as demais tribos, favorecidos pela domesticação do cavalo, introduzido na região pelos colonos espanhóis.

Após a leitura do texto  acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

a.Guaicuru

b.Ofayé-Xavante

c.Kaiowá

d.Poxante

 

2. A principal influência da música africana no Brasil é o _________.O estilo é hoje o cartão postal musical do país e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade.Gerou também diversos subgêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira.

Após a leitura do texto acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

a.Zumba.

b.Forró.

c.Samba.

d.Maracatu

 

3. Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, a _____________ era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados as cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeita dos capatazes.

Após a leitura do texto acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

a.Zumba.

b.Samba

c.Capoeira

d.Forró

 

4. A África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. Na época da escravidão, os negros trazidos da África eram batizados e obrigados a seguir o ____________. Porém, a conversão não tinha efeito prático e as religiões de origem africana continuaram a ser praticadas secretamente em espaços afastados nas florestas e quilombos.

Após a leitura do texto  acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

a.Luteranismo

b.Catolicismo

c.Calvinismo

d.Protestantismo

 

5. Grande parte dos escravos, porém, resistiu à escravidão. Alguns utilizaram métodos pacíficos, por exemplo, evitando ter filhos ou entrando em um estado de profunda tristeza e apatia, chamada __________ que muitas vezes os levava a morte.

Após a leitura do texto  acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

a.Banzo.

b.Sincretismo

c.Candomblé.

d.Apaticide

 

6. Outra grande contribuição da cultura africana se mostra a mesa. Pratos como a vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, bala de coco e muitos outros exemplos são iguarias da cozinha brasileira e admiradores em todo o mundo, Mas nenhuma receita se iguala em popularidade a ____________. Originada da senzalas, era feita dos sobras de carnes que os senhores de engenhos não comiam.

Após a leitura do texto acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

a.Arroz.

b.Feijoada.

c.Caldo de mocotó.

d.Feijão de corda.

 

7. O dia 20 de novembro é muito especial para a população negra brasileira. É a data em que o Brasil reverencia o heroísmo de __________, símbolo maior da resistência e da luta dos negros contra a escravidão:

Após a leitura do texto acima assinale a alternativa correta;

a.Zumbi de Palmares.

b.Nelson Mandela

c.Getúlio Vargas.

d.Fernando Henrique

 

8. Entre os nativos do território sul-mato-grossense, os mais numerosos, no século XVI, eram os __________. Excelentes agricultores, plantavam principalmente o milho e a mandioca, base de sua alimentação:

Após a leitura do texto acima assinale a alternativa correta;

a.Guarani.

b.Guaná.

c.Guerra

d.Kadwéu.

 

9. As religiões brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O ____________, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. Nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral.

Após a leitura do texto acima assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

a.Candomblé.

b.Calvinismo.

c.Catolicismo.

d.Protestantismo

 

10. No início, eram os mercadores portugueses que capturavam os africanos. Mais tarde, os próprios chefes africanos passaram a invadir as aldeias, capturar os moradores e levá-los, acorrentados, até as feitorias portuguesas. No litoral, os africanos escravizados eram embarcados em navios negreiros. Em razão das péssimas condições da viagem, o índice de mortalidade era bastante elevado, por isso, os navios negreiros foram chamados de:

Após a leitura do texto acima assinale a alternativa correta;

a.Tumbeiros

b.Negreiros

c.Escravocratas.

d.Plebeus

 

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *