Projeto de História : Cantando História – 8º ou 9º ano

Projeto de história: Cantando história - 8º ou 9º ano

    Projeto de História: Cantando História que visa desenvolver o senso crítico, a cidadania, a sensibilidade, a criatividade e a construção do conhecimento com autonomia. Este projeto pode ser desenvolvido com estudantes do oitavo e nono ano.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word e pronto para impressão em PDF.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Projeto de Cantando Histórias

Responsável pelo projeto:

 

Cronograma:

 

Disciplina: História

 

Público Alvo:

 

Justificativa:

    A música é uma das formas de expressão humana mais utilizada no mundo. Ela  representa algo significativo, pois sempre estabelecemos relação de fases da nossa vida ou nossos sentimentos e emoções com  uma canção.

    Ao ouvirmos uma música, muitas vezes, conseguimos transformar nosso estado de espírito, esquecemos nossos problemas e passamos a vivenciar a história ouvida, e esta perdura por muito tempo na nossa mente.

    Além disso, a música funciona como instrumento integrador e transformador que auxilia o ser humano a desenvolver suas potencialidades, a  se conhecer melhor e a  apreciar sua existência no mundo.

    Dançar, cantar, se emocionar, rir, chorar, tocar um instrumento musical , enfim  há muitas ações  envolvidas com a música  que contribuem para a cultura  da sensibilidade, da criatividade, da criticidade , da construção do conhecimento com autonomia e da sociabilização.

    O projeto “Cantando Histórias “ foi elaborado com intuito de promover uma  aprendizagem prazerosa que visa contribuir para o desenvolvimento da consciência, da arte , da promoção da autoestima, da criatividade, da criticidade;  além de contribuir para despertar a valorização e o respeito às diferenças individuais, construindo, com isso, a harmonia, a disciplina e a concentração no âmbito da Unidade Escolar, da família e da comunidade de modo geral.

 

Objetivos:

    Promover a leitura e a interpretação de textos narrativos – gênero: música;

    Trabalhar com a música visando como eixo principal o desenvolvimento da criticidade;

    Produzir textos nas tipologias e gêneros explorados, utilizando as mais variadas ferramentas tecnológicas;

    Ler diversidades de gêneros musicais, analisando o tema em uma ótica educativa;

    Confrontar opiniões e pontos de vistas as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;

    Promover a autoestima, a criticidade, a criatividade, o gosto pela leitura e interpretação;

    Promover o ato de cidadania;

    Desenvolver habilidades relativas as TCIs;

    Criar hábito de refletir sobre temas atuais.

 

Estratégia:

    O professor irá levar para a sala de aula músicas com temas relevantes a acontecimentos ocorridos na política, na economia, na sociedade em geral para ouvir e discutir com os alunos. O aluno será levado a analisar e comparar acontecimentos antigos com os contemporâneos, e, assim criar subsídios para poder refletir e agir  na sua própria história de vida. Após os estudantes deverão desenvolver atividades relativas à música estudada.

    Em outro momento os alunos, com a orientação do professor e em grupos de 4 integrantes, deverão selecionar uma música que tenha um tema relevante e apresentar para a sala, explicando qual a crítica explícita e implícita na música escolhida e que momento da história ela representa. Ao final de cada apresentação o professor fará uma análise geral com a turma e abrirá espaço para que os estudantes possam opinar sobre o tema do dia.

    Ao final do projeto os estudantes deverão elaborar um vídeo utilizando o software Viva Vídeo. Esses vídeos deverão conter imagens e uma música sobre um tema atual ocorrido na sociedade. Depois os vídeos deverão ser apresentados para a turma e debatidos. E posteriormente disponibilizados no facebook da escola para socialização à comunidade escolar.

Resultados esperados:

Espera-se que o aluno deixe de ser mero espectador e participe, ativamente, da história da sua vida e da comunidade.

 

Anexos:

Intérprete

Música

Tema

Gabriel Pensador

Até quando?

Crítica social

Legião Urbana

Perfeição

Crítica social

Gabriel Pensador

Cachimbo da paz

Crítica social

Gabriel Pensador

Racismo é burrice

Discriminação social

Titãs

Miséria

Crítica social

Milton Nascimento

Canção da América

Ditadura Militar

Geraldo Vandré

Para não dizer que não falei das flores

Ditadura Militar

Legião Urbana

Que país é esse?

Crítica política

Plebe Rude

Voto em branco

Conscientização – eleições

Legião Urbana

O mundo anda tão complicado

Crítica social

Titãs

Homem Primata

Crítica ao capitalismo

Titãs

Vossa excelência

Crítica política

Biquine Cavadão

Zé ninguém

Crítica política

RpM

Alvorada Voraz

Crítica política

Caetano Veloso

Alegria, alegria

Ditadura Militar

Zé Ramalho

Cidadão

Preconceito e discriminação

Skank

Pacato cidadão

Crítica social e pessoal

Skank

Esmola

Crítica Social

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Um comentário para Projeto de História : Cantando História – 8º ou 9º ano

  1. MÁRCIA PAULINA JORGE disse:

    ADOREI O PROJETO…
    POSSO ADAPTAR PARA FAZER NA ESCOLA ONDE LECIONO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *