Avaliação de Português: Música “Flor e Beija-flor” – 6º ano

Avaliação de língua portuguesa: Música "Flor e Beija-flor" - 6º ano

    Avaliação de Português, proposta a alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre classificação de sílabas, verbos, substantivos, adjetivos e narrativa ficcional, análise da música “Flor e o Beija-Flor” da dupla Henrique e Juliano com participação da cantora Marília Mendonça. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Avaliação de Português

Leia o texto atentamente:

LOROTAS DE PESCADOR (VELHA ANEDOTINHA)

    João e José, dois velhos amigos que gostavam de pescar, comparavam suas proezas esportivas; como sempre, um procurando superar o outro.

    — Outro dia eu pesquei um bagre — disse João —, e nem queira saber, era o maior bagre que olhos mortais já viram. Pesava pelo menos duzentos quilos.

    — Isso não é nada — respondeu José. — Outro dia eu estava pescando, e adivinhe o que veio pendurado no meu anzol? Uma lâmpada de navio, com uma data gravada nela: A. D. 1392! Imagine só: cem anos antes da descoberta da América por Cristóvão Colombo. E não é só isso: dentro da lâmpada havia uma luz, e ela ainda estava acesa!

    João olhou para a cara de José e ficou calado por um momento. Mas logo sorriu e disse:

    — Olhe aqui, José, vamos entrar num acordo. Eu abato 198 quilos do meu bagre. E você apaga a luz da sua lâmpada, está bem?

BELINKY, Tatiana. Mentiras… e mentiras. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010. p. 23.

 

Lorota:dito mentiroso, história mal contada.

Proeza:algo difícil de ser realizado, façanha.

 

Questões

Após realizar a leitura do texto responda:

1.Explique porque o título do texto chama-se “Lorotas de Pescador”?

 

 

2.Classifique as palavras abaixo em oxítona, paroxítona e proparoxítona:

a.velhos =

b.pescar=

c.Pesava=

d.lâmpada=

e.calado = 

 

3.Há quantos personagens no texto? Quem são eles?

 

 

4.O narrador não participa da história ele apenas observa. Como chamamos esse tipo de narrador?

a.(   ) narrador personagem

b.(   ) narrador observador

 

5.Qual é o foco narrativo predominante nessa história?

a.(   ) (1ª) – primeira pessoa

b.(   ) (3ª) – terceira pessoa

 

6.Faça a leitura do trecho da música “Flor e Beija-flor”, em seguida circule os artigos definidos e os  indefinidos:

Flor e o Beija Flor – Henrique e Juliano- part.Marília Mendonça

“Essa é uma velha história

De uma flor e um beija-flor

Que conheceram o amor

Numa noite fria de outono

E as folhas caídas no chão

Da estação que não tem cor

E a flor conhece o beija-flor

E ele lhe apresenta o amor

E diz que o frio é uma fase ruim

Que ela era a flor mais linda do jardim

E a única que suportou

Merece conhecer o amor e todo seu calor

Ai, que saudade de um beija-flor

Que me beijou, depois voou

Pra longe demais…”

www.letra.mus.br

 

7.Observe os versos abaixo e grife todos os substantivos que encontrar:

a.”Que conheceram o amor…”

b. “E as folhas caídas no chão…”

c.” E a flor conhece o beija-flor…”

d.” Numa noite fria”

e.” Da estação que não tem cor…”

 

8.Analise os versos abaixo e grife os verbos:

a.” Essa é uma velha história…”

b.”Que conheceram o amor…”

c.” E a flor conhece o beija-flor…”

d.” E ele lhe apresenta o amor…”

e.” E a única que suportou…”

 

9.Faça a leitura da resenha do filme “Os Vingadores a Era de Ultron”. Em seguida,acentue adequadamente as palavras grifadas.

    Em Sokovia, os Vingadores Capitão America, Homem de Ferro, Thor, Viuva Negra, Gavião Arqueiro e Hulk invadem um posto avançado da Hidra liderado pelo Barão Wolfgang von Strucker, que tem feito experiencias em humanos usando o cetro anteriormente utilizado por Loki. Eles encontram dois dos experimentos de Strucker – os gemeos Maximoff: Pietro, que tem super-velocidade, e Wanda, que possui telecinesia – e tentam capturá-los, enquanto Stark consegue recuperar o cetro de Loki.

    Tony Stark e Bruce Banner descobrem uma inteligencia artificial dentro da gema do cetro e, secretamente, usam-na para concluir o programa de defesa global de Stark, denominado Ultron. Inesperadamente Ultron desperta e ao refletir sobre sua missao, ele conclui que para se alcançar a paz e necessario destruir a raça humana. Ultron ataca, “destroi“J.A.R.V.I.S. e logo após, ataca os Vingadores durante uma festa comemorando a vitoria em sua torre. Ultron foge com o cetro para a base da Hidra, onde passa a utilizar os recursos da base de Strucker para evoluir para um corpo melhor e construir um exercito de robos. Ele recruta os gemeos Maximoff, que possuem um rancor contra Stark por ser o responsavel pelo missil que matou os pais deles(…)

www.google.com

 

10.O texto narrativo acima conta uma história que apresenta fatos reais ou é tudo ficção? Explique.

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva – Graduada em Letras

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







2 Comentários para Avaliação de Português: Música “Flor e Beija-flor” – 6º ano

  1. Usei com crianças do 5 ano e deu super certo, conseguiram relembrar o que é verbo , substantivo e artigo. Recomedo para os professores de 5 ano de portugues que tem interesse de fazer os alunos aprenderem de uma forma so

  2. sadaffd disse:

    cade o link!!!!!!!!!????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *