Avaliação de português – Orações coordenadas – Músicas: Sonhar e Me espera – 9º ano

Avaliação de português - 9º ano

    Avaliação de Língua Portuguesa, indicada a alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões sobre: vocativo, tipos de oração, verbos, tempo verbal, modo verbal. Análise das músicas: Sonhar – Mc Gui, Me espera –  Sandy e Tiago Iorc e análise de trechos das músicas: Açúcar -Renato Vianna, Eu sei de cor – Marília Mendonça, Fantasma- Luan Santana e Marília Mendonça, Vitória no deserto – Aline Barros e Lucas Lucco -Pra te fazer lembrar.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                     DATA:

PROF:                         TURMA:

NOME:

Avaliação de Língua Portuguesa

1. Leia as tirinhas, identifique os vocativos presentes em cada uma delas e transcreva-os nos espaços correspondentes.

2. Observe os trechos de músicas abaixo:

    Leia atentamente as alternativas  abaixo:

    I-No trecho da música “Decide aí”, a forma nominal dos verbos em destaque é o gerúndio, pois os mesmos exprimem um processo verbal não concluído.

    II-No trecho da música do cantor Thiago Orulha, os verbos destacados estão no infinitivo impessoal, pois não referem- se  a nenhuma pessoa gramatical.

   III-No trecho da música da dupla sertaneja Jorge e Mateus, a forma nominal do verbo grifado está no modo imperativo, porque está indicando um pedido.

   IV-O verbo em destaque na música do cantor Lulu Santos apresenta a forma nominal no particípio passado.

 

Assinale a alternativa correta:

a) (    )Todas as alternativas estão corretas.

b) (    )Somente as alternativas II , III e IV estão corretas.

c) (    )Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

d) (    )Nenhuma alternativa está correta.

 

Sonhar -MC Gui

Não nasci na rua/Mas me joguei nela
Sou mero aprendiz/Na vida de favela
tenho certeza/Que a fé nunca morre
E a vida real não parece novela

Se hoje eu tenho quero dividir
Ostentar pra esperança levar
Pras crianças nunca desistir
Um sonho que leve a gente acreditar

Eu peço pra Deus o caminho iluminar
Que a luta que eu travo não me traga dor/

Eu faço o possível pra gente ganhar/

A guerra de miséria que a gente criou

Cê tá ligado o quanto é difícil quando
Lá em cima querem derrubar
Mas quando embaixo se pede ajuda
Ninguém da a mão se é pra te levantar

Sonhar, nunca desistir
Ter fé, pois fácil não é nem vai ser
Tentar até se esgotar suas forças
Se hoje eu tenho quero dividir ostentar
Pra esperança levar

Sonhar, nunca desistir

Ter fé, pois fácil não é nem vai ser
Tentar até se esgotar suas forças
Se hoje eu tenho quero dividir ostentar
Pra esperança levar e o mundo sorrir

Criança quer ser jogador pra dar pra
Família um futuro melhor
Acende essa luz ai no fim do túnel

Que é pra esse menor no futuro enxergar

Se hoje eu tenho quero dividir
Ostentar pra esperança levar
Pras crianças nunca desistir
Um sonho que leve a gente acreditar

Acredito e tenho o pé no chão vou fazer
Um som me jogar no mundão
Quero ser do bem não importa o estilo
Com tanto que tenha tudo que eu preciso

Minha família ta sempre aumentando               

meus amigos só vem pra somar

quando eu sinto que tá me atrasando

já chuto pra longe pra não mais voltar

Sonhar, nunca desistir
Ter fé, pois fácil não é nem vai ser
Tentar até se esgotar suas forças
Se hoje eu tenho quero dividir ostentar
Pra esperança levar

Sonhar, nunca desistir
Ter fé, pois fácil não é nem vai ser
Tentar até se esgotar suas forças
Se hoje eu tenho quero dividir ostentar
Pra esperança levar e o mundo sorrir.

https://www.vagalume.com.br/mc-gui/sonhar.html

 

3. No verso:”… Mas quando embaixo se pede ajuda…” a palavra destacada estabelece com a oração anterior relação de:

a)alternância           

b)oposição          

c)conclusão      

d)explicação

 

4. Nos versos”… Ter fé, pois fácil não é nem vai ser…”… Que a luta que eu travo não me traga dor…” as palavras destacadas estabelecem relação respectivamente de:

a)alternância e explicação   

b) explicação e oposição     

c)conclusão e explicação

d)explicação e adição

 

5. Relacione as palavras destacadas ao sentido que elas expressam:

a)”… Pras crianças nunca desistir…”                    

b)“…Acredito e tenho o pé no chão…”

c)”… Ter fé, pois fácil não é nem vai ser…”        

d)”… Um sonho que leve a gente acreditar…”

(     ) alternância       

(     ) adição          

(     ) tempo        

(     ) explicação

 

6. Assinale a sequência que indica a forma nominal dos verbos em destaque:

   I-“…Ostentar pra esperança levar …”;

   II-“…Se hoje eu tenho quero dividir…”;

   III-”… Que a luta que eu travo não me traga dor…”

   IV-“… quando eu sinto que tá me atrasando…”

a). infinitivo pessoal, infinitivo pessoal, infinitivo pessoal, presente do subjuntivo, gerúndio

b). infinitivo pessoal, presente do subjuntivo, gerúndio, infinitivo pessoal, infinitivo pessoal

c). infinitivo pessoal, infinitivo pessoal, gerúndio, presente do subjuntivo, infinitivo pessoal

d). infinitivo pessoal, gerúndio,  presente do subjuntivo, infinitivo pessoal, infinitivo pessoal

 

7.  “…Minha família ta sempre aumentando…”;”… Um sonho que leve a gente acreditar…” As formas verbais aumentando e leve   encontram-se  nos tempos:

a.gerúndio e presente do subjuntivo

b.particípio e infinitivo impessoal

c.gerúndio e infinitivo pessoal                  

d.gerúndio e presente do indicativo

 

8. “… Se hoje eu tenho quero dividir…”; “…Ter fé, pois fácil não é nem vai ser…”; “…Pra esperança levar…” Os verbos destacados estão no modo verbal:

a.gerúndio

b.infinitivo impessoal

c.infinitivo pessoal

d.particípio

 

9. Leia atentamente:

   I– “…Acredito e tenho o pé no chão vou fazer…”- O verbo “acredito” está no futuro do subjuntivo.

   II.”… Sonhar, nunca desistir… O verbo “sonhar está no infinitivo pessoal.

   III-“… Se hoje eu tenho quero dividir ostentar…”- O verbo “tenho” está no presente do indicativo.

   IV-“… A guerra de miséria que a gente criou…” – O verbo “criou” está no pretérito perfeito do modo indicativo

   Estão corretas:

a)I e II

b)II e III

c)I, II, III e IV

d) III e IV

 

10. Analise a letra da música – Me Espera- Sandy (part. Tiago Iorc).

    Sabemos que ao escrever um poema, o poeta trabalha com a linguagem e três dimensões básicas: a    dimensão sonora, a dimensão das  imagens e a dimensão conceitual. Na música não é diferente, pois o    poeta/compositor  precisa criar representações da realidade que provocam a imaginação  e o    pensamento do leitor.  Na dimensão sonora, por exemplo,  o poeta /compositor  em sua produção ,    utiliza-se de figuras de linguagens, rimas, musicalidade , entre outros. Na dimensão das imagens ele  não quer representar apenas a aparência, ele procura representar  quem somos  realmente e o que sentimos, por isso, ele provoca a imaginação do leitor  através  da combinação  das  palavras.  Na dimensão conceitual o poeta nos  faz pensar a vida e o mundo de um modo diferente, de um jeito novo, anulando assim a separação entre a razão  e o sentimento.

    Analise a letra da música e coloque (F) para falso e (V) para verdadeiro.

   I.(     )Na música não podemos encontrar  a dimensão sonora, pois  não  há  rimas  nem musicalidade.

   II.(     )Nos versos seguintes:”… Mesmo quando me descuido/Me desloco/Me deslumbro/Perco o foco…”. O poeta/compositor quer mostrar o verdadeiro sentimento do eu lírico, a essência do que  ele  sente  em  relação a amada.  Nesse sentido o compositor está utilizando-se da dimensão conceitual, ou seja, ele combinou palavras para representar a realidade dos sentimentos do eu lírico.

   III.(     ) Nos versos seguintes:”… Mesmo quando me descuido/Me desloco/Me deslumbro/Perco o foco…”. O poeta/compositor quer mostrar o verdadeiro sentimento do eu lírico, a essência do que  ele  sente  em  relação a amada.  Nesse sentido o compositor está utilizando-se da dimensão das imagens, ou seja, ele  combinou  palavras  para  representar a realidade dos sentimentos do eu lírico.

   IV.(     )”… Perdido em mil versões/Irreais de mim/Estou aqui por trás  de  todo  o caos/    Em que a vida se fez…” Nesses versos é possível verificar a dimensão conceitual, porque  para  o  eu lírico  a vida  se  tornou  um  caos  sem  a  amada, ou seja, ele está provavelmente analisando seus atos e enxergando o mundo de modo diferente.

  Assinale a alternativa correta.

1)-(    )  I (F),II (F), III (V), IV (V)          

2)-(    )  I (V),II (V), III (V), IV (V)        

3)-(    ) I (F),II (F), III (V), IV (F)        

4)-(    ) I (V),II (F), III (V), IV (F)       

 

11. Analise os trechos de músicas abaixo e classifique as orações coordenadas destacadas em:

  1.Oração coordenada sindética aditiva

   2.Oração coordenada sindética conclusiva

   3.Oração coordenada sindética adversativa

   4.Oração coordenada sindética explicativa

   5.Oração coordenada sindética alternativa                                    

a)-(      )

…”É
Já tá ficando chato, né? A encheção de saco, pois é!
Prepara, que eu já tô me preparando
Enquanto cê tá indo, eu to voltando…” Marília Mendonça- Eu sei de cor           

 

b)- (      )“…Chuva ou sol eu vou te proteger

Como se você fosse de açúcar

Como se eu fosse você…” Renato Vianna- Açúcar

 

c)-(    ) “…É só você e mais nada           
Aceito esse amor unilateral
Você e mais nada
Sem ele fico mal…”Fantasma- Luan Santana e Marília Mendonça

 

d)-(     )”…Isso não vai passar tão cedo, não adianta esperar.Às vezes ficamos bem, mas depois vem o   desespero,
Eu tento esconder, mas vi que pensei em você o dia inteiro…”- Lucas Lucco- Pra te fazer lembrar

 

e)-(    ) “…Por isso eu pulo(+ 3x)     

Na presença do rei/Por isso eu danço (+ 3x)

Na presença do rei…” –    Aline Barros- Vitória no deserto

 

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *