Interpretação de texto: Tira da Mafalda – 1º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Tira da Mafalda - 1º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, tira da “Mafalda”, indicada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Solicita-se a identificação dos posicionamentos manifestados no texto, que trata da situação dos moradores de rua; e a análise dos recursos linguísticos utilizados na construção da tira. 

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

tira Mafalda

QUINO. Toda a Mafalda. Trad. Andréa Stahel M. da Silva et. al. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p.91.

Questão 1 – O tema do texto é a situação dos moradores de rua. Em relação a esse problema social, apresentam-se duas posições distintas. Identifique-as:

 

 

 Questão 2 – Assinale a expressão que remete a elemento pertencente ao universo fora do texto:

a) um pobre

b) coração apertado

c) deviam dar

d) bem-estar

 

Questão 3 – Encontra-se registro da informalidade em:

a) “Quando eu vejo um pobre […]”.

b) “[…] fico com o coração apertado!”.

c) “Pra que tudo isso?”.

d) “Era só escondê-los!”.

 

Questão 4 – Transcreva a fala em que se percebe a omissão de uma continuidade oracional. Em seguida, cite-a:

 

 

Questão 5 – Em “Era só escondê-los!”, o pronome junto à forma verbal, grifado, substitui, considerando-se o contexto:

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho







2 Comentários para Interpretação de texto: Tira da Mafalda – 1º ano do ensino médio

  1. Quero receber todas as atividades com gabarito por email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *