Interpretação de texto: Primavera – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do 7º ano, visa ao desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura. O reflexivo texto intitula-se Primavera.  

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

    Baixe esta interpretação em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

A primavera

    A professora, no mês de maio, pediu às crianças que, na hora do recreio, saíssem à rua e trouxessem qualquer coisa de belo, de lindo.

    Quando regressaram, foram mostrando várias coisas e explicando-as.

    A primeira disse:

    – Eu colhi esta flor, porque, para mim, ela é muito linda.

    A segunda, com um brilho nos olhos, disse:

    – Eu apanhei esta borboleta. Veja como são coloridas as suas asas!

    A terceira disse:

    – Eu trouxe este passarinho que estava no seu ninho.

    E assim foram passando todas as crianças. A professora notou que uma menina tinha ficado em silêncio.

    – Então, não trouxeste nada?

    A criança, timidamente, respondeu:

   – Desculpe, senhora professora. Vi a linda flor, mas não tive coragem de cortá-la. Vi a linda borboleta, mas não quis fazê-la prisioneira. Vi também o passarinho, mas preferi deixá-lo no aconchego do seu ninho. Por isso, não trouxe nada.

    A professora concluiu:

    – Tu trouxeste a coisa mais bela: o amor e o respeito às plantas e aos animais.

Disponível em: http://www.historias-infantis.com/a-primavera/.  Acesso em: 29/08/16.

primavera

pixabay.com

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) informar

b) ensinar

c) divulgar

d) divertir

Questão 2 – O clímax da história se encontra em:

a) “A professora […] pediu às crianças que […] trouxessem qualquer coisa de belo, de lindo.”

b) “Quando regressaram, foram mostrando várias coisas e explicando-as.”

c) “A professora notou que uma menina tinha ficado em silêncio.”

d) “Por isso, não trouxe nada.”

Questão 3 – Na parte “– Tu trouxeste a coisa mais bela: o amor e o respeito às plantas e aos animais.”, os dois pontos introduzem:

a) uma explicação

b) uma citação

c) uma enumeração

d) uma exemplificação

Questão 4 – Marque o trecho em que o verbo sublinhado não indica uma ação:

a) “A professora, no mês de maio, pediu às crianças que […]”

b) “Quando regressaram, foram mostrando várias coisas e explicando-as.”

c) “Veja como são coloridas as suas asas!”

d) “– Eu trouxe este passarinho que estava no seu ninho.”

Questão 5 – Identifique a que se refere o termo destacado, numerando conforme orientação:

  1. o passarinho
  2. esta borboleta
  3. a linda flor
  4. esta flor
  5. a linda borboleta

(    ) “[…] porque, para mim, ela é muito linda.”

(    ) “Veja como são coloridas as suas asas!”

(    ) “[…] mas não tive coragem de cortá-la.”

(    )“[…] mas não quis fazê-la prisioneira.”

(    ) “[…] mas preferi deixá-lo no aconchego do seu ninho.”

Questão 6 – Em “A criança, timidamente, respondeu:”, a palavra grifada indica:

a) lugar

b) modo

c) tempo

d) dúvida

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Um comentário para Interpretação de texto: Primavera – 7º ano

  1. Andréa Maggi disse:

    Olá, encontrei seu site e resolvi aproveitar a atividade do texto “A primavera” para minha turma do 6o ano.
    Resolvi criar algumas atividades, para agregar a minha proposta de trabalho com a turma. Compartilho abaixo minhas atividades, pois pode ser que alguém também possa se beneficiar delas.

    1) Aponte o tipo textual de “A primavera”. ________________________
    2) Considere a ideia principal do texto, aponte um novo título para esta história e justifique sua resposta.
    3) Apenas uma das crianças não levou o objeto solicitado pela professora e também não se manifestou, esperando que a Mestra lhe dirigisse a palavra questionando o silêncio da menina. Aponte qual teria sido a sua atitude diante de situação semelhante.
    4) Na história, a menina diz à professora que não levou nenhum objeto porque queria preservar a natureza. Defenda seu ponto de vista sobre a importância de haver harmonia entre os seres vivos que compõem a natureza.
    ATENÇÃO: Foco enunciativo em 3ª pessoa, ok?

    Bom trabalho a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *