Interpretação de texto: Por que os golfinhos seguem embarcações? – 1º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Por que os golfinhos seguem embarcações - 1º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, “Por que golfinhos seguem embarcações?”, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A atividade compõe-se de variadas questões que visam, sobremaneira, à análise de determinados recursos linguísticos empregados no referido texto, entre eles, a vírgula.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Por que golfinhos seguem embarcações?

    Para pegar “carona” nas ondas geradas pelos barcos ou para despistar turistas do resto do grupo. Em alto-mar, os golfinhos aproveitam o embalo de grandes embarcações para economizar energia durante a viagem. Segundo o oceanógrafo José Martins da Silva Júnior, do Centro Mamíferos Aquáticos do ICMBio, em Fernando de Noronha, esses animais também seguem barcos de turismo para proteger o resto do grupo, despistando os curiosos. “Eles aprenderam a rotina dos seres humanos, o que é comum com animais selvagens que têm contato com o homem. A hipótese mais aceita nesse caso é a de que os machos venham até o barco e sigam em direção oposta ao resto do bando, com fêmeas e filhotes”, explica. De acordo com Silva, as espécies mais comuns a serem vistas acompanhando barcos no Brasil são justamente as mais afetadas pelo turismo náutico, o golfinho-rotador e o boto-cinza. Orcas, toninhas e botos-tucuxi também são golfinhos. O boto-rosa, apesar de ter características parecidas, é um parente bem distante.

golfinho

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 31 de maio de 2016.

 

Questão 1 – O tema do texto é:

a) A presença de golfinhos na ilha de Fernando de Noronha.

b) O interesse das pessoas pelos golfinhos.

c) As espécies marinhas mais afetadas pelo turismo náutico.

d) O hábito de os golfinhos seguirem embarcações.

 

Questão 2 – O objetivo do texto é:

a) divulgar

b) informar

c) entreter

d) criticar

 

Questão 3 – Identifique o argumento de autoridade presente no texto. Qual a sua finalidade?

 

 

Questão 4 – “[…] o que é comum com animais selvagens que têm contato com o homem.”.

a) A que se refere o verbo destacado?

 

b) Por que o referido verbo é acentuado?

 

Questão 5 – Identifique dois termos que retomam “golfinhos”:

 

Questão 6 – Relacione:

Justificativas para o uso da vírgula:

  1. Enumeração de espécies.
  2. Inserção de explicação.
  3. Separação de expressão com valor adverbial.
  4. Antes de gerúndio.

Passagens do texto:

____ “Em alto-mar, os golfinhos aproveitam o embalo de grandes embarcações para […]”.

____ “[…] barcos de turismo para proteger o resto do grupo, despistando os curiosos.”.

____ “Orcas, toninhas e botos-tucuxi também são golfinhos.”.

____ “O boto-rosa, apesar de ter características parecidas, é um parente bem distante.”.

 

Questão 7 – Em “[…] é a de que os machos venham até o barco e sigam em direção oposta ao resto do bando […]”, o termo destacado substitui:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *