Interpretação de texto: Poluição do solo – 8º ano

Interpretação de texto: Poluição do solo - 8º ano

    Interpretação de texto, voltada para os alunos do 8º ano, permite o aperfeiçoamento de diversificadas habilidades de leitura. O texto em questão tem como tema a poluição do solo

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Poluição do solo

   Assim como existe a poluição do ar, pelos resíduos gasosos e partículas lançados pelas chaminés e escapamentos de veículos, e a poluição da água, pelo lançamento de resíduos líquidos das casas e das indústrias, também existe a poluição do solo. Ela é causada pelo lançamento de resíduos sólidos ao solo, mais uma vez vindos das casas e das fábricas. Resíduos sólidos são o que normalmente costumamos chamar de lixo das cidades.

   Uma cidade de 1 milhão de habitantes necessita recolher e transportar cerca de cem caminhões de lixo diariamente! Isso, sem contar o lixo produzido pelas indústrias.

   Mas esse ainda não é o maior problema. A grande dificuldade está em onde colocar todo esse lixo.

   Em geral, o lixo de uma cidade é enterrado em aterros sanitários, ou é queimado em incineradores, ou transformado em adubo nas fábricas de composto. Só que em muitas cidades nada disso é feito. O lixo é simplesmente jogado em terrenos baldios nos arredores da cidade, onde servem de ambiente à proliferação de moscas, baratas, ratos e urubus! E, como se não bastasse, o lixo, ao decompor-se, produz um líquido chamado chorume, que se infiltra nos solos causando sua intoxicação, podendo torná-los estéreis, além de poluir as águas dos poços e lençóis subterrâneos.

Argel Branco. Ecologia da Cidade. São Paulo: Moderna, 1991.

 

Questão 1 – Defina as causas das seguintes poluições:

a) poluição do ar:

 

 

 

b) poluição da água:

 

 

 

c) poluição do solo:

 

 

 

Questão 2 – O que são os resíduos sólidos?

 

 

Questão 3 – De acordo com o autor do texto, o problema está no fato de que em várias cidades o lixo é:

a) “enterrado em aterros sanitários”.

b) “é queimado em incineradores”.

c) “transformado em adubo nas fábricas de composto”.

d) “jogado em terrenos baldios nos arredores da cidade”.

 

Questão 4 – No segundo parágrafo do texto, o emprego do ponto de exclamação enfatiza o sentimento de:

a) raiva

b) espanto

c) incompreensão

d) medo

 

Questão 5 – No trecho “[…] causando sua intoxicação, podendo torná-los estéreis […]”, os pronomes sublinhados substituem, considerando-se o contexto:

a) os aterros sanitários

b) os terrenos baldios nos arredores da cidade

c) os solos

d) os poços e lenções subterrâneos

 

Questão 6 – Na passagem “Mas esse ainda não é o maior problema.”, o termo grifado estabelece uma relação de:

a) adição

b) explicação

c) conclusão

d) oposição

 

Questão 7 – O texto tem fins:

a) didáticos

b) jornalísticos

c) publicitários

d) científicos

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *