Interpretação de texto: Os gnomos e o sapateiro – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: Os gnomos e o sapateiro - 4º ou 5º ano

    Interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano, utilizando o texto “Os gnomos e o sapateiro”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta interpretação em:

 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

 

OS GNOMOS E O SAPATEIRO

    Era uma vez um sapateiro tão pobre, tão pobre, que só lhe restava couro para um único par de sapatos. Certa noite, quando ia começar a fazê-lo, sentiu-se cansado. Apenas recortou uma tira de couro e deixou para terminar o serviço no dia seguinte.

    De manhã, quando voltou para a mesa de sua oficina, encontrou o par de sapatos prontinho. Apanhou cada um dos sapatos e examinou-os, tentando descobrir quem os havia confeccionado, mas não conseguiu: era um verdadeiro mistério. Intrigava-o ainda mais o fato de que aquele par de sapatos era o mais perfeito que ele já tinha visto.

    O sapateiro ainda estava parado, pensando, com o par de sapatos na mão, quando um freguês entrou em sua oficina. O homem apaixonou-se pelos sapatos e fez questão de comprá-los imediatamente. Peter, o sapateiro, não desejava vende-los; queria primeiro descobrir como haviam aparecido em sua mesa. Mas o freguês lhe ofereceu tanto dinheiro pelos sapatos que ele terminou concordando em vendê-los.

    Peter usou o dinheiro para comprar mais couro. À noite, cortou o material e foi se deitar.

    No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa: os sapatos apareceram prontos e em seguida veio um freguês que os comprou por um preço altíssimo.

    E, assim, os dias se passavam e o sapateiro se tornava cada vez mais rico. Até que Heidi, sua mulher, sugeriu:

    ─ Precisamos descobrir o que está acontecendo! Em vez de ir dormir, vamos nos esconder atrás da porta e espiar.

    À meia-noite em ponto surgiram dois graciosos gnomos, completamente nus. Sentaram-se na mesa de Peter com tanta rapidez que ele e sua mulher não conseguiam enxergar os movimentos de suas mãos.

    Heidi ficou encantada com os gnomos:

    ─ Eles nos ajudaram, agora estamos ricos! ─ disse. ─ Mas os dois homenzinhos estão com frio! Isso não é justo! Vou costurar roupinhas lindas para eles.

    E assim o fizeram. Naquela noite colocaram as roupinhas ao lado do couro, e se esconderam. Os homenzinhos adoraram o presente.

    Desse dia em diante, os dois gnomos nunca mais voltaram, mas mesmo assim Peter, Heidi e os filhos viveram felizes para sempre.

 

Questões

 

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quais são os personagens principais da história?

R:

 

3) O que aconteceu na noite em que o sapateiro cansado cortou uma tira do couro e em seguida foi dormir?

R:

 

4) Qual foi a reação do sapateiro quando viu o sapato pronto?

R:

 

5) O que aconteceu com o primeiro par de sapatos?

R:

 

6) O que o sapateiro fez com o dinheiro da venda dos sapatos?

R:

 

7) O que o sapateiro fez para descobrir quem estava confeccionado os sapatos?

R:

 

8) O que o sapateiro e sua mulher descobriram ao se esconderem?

R:

 

9) Qual foi a reação da mulher quando viu os gnomos?

R: 

 

10) O que aconteceu depois que os gnomos receberam as roupinhas?

R:

 

 

 

Por ACESSABER

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 

 







4 Comentários para Interpretação de texto: Os gnomos e o sapateiro – 4º ou 5º ano

  1. Angela disse:

    Os textos são ótimos muito bom de se trabalhar.

  2. ELIANE CRISTINA SCHWIDER LOPES disse:

    Adorei. Os textos são realmente muito bons!!

  3. muito bom de se trabalhar em sala de aula principalmente para professores novatos que busca da uma aula com sucesso.

  4. os textos são ferramentas importantes no mundo escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *