Interpretação de texto: O porquinho feio – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: O porquinho feio - 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta atividade é “O porquinho feio”.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

O porquinho feio

    Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes, quatro deles eram os patinhos, mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar.

    Mais o quinto era cor-de-rosa, tinha focinho e rabinho enrolado, ele era muito crescido para sua idade, pensava mamãe pata, ”será que ele é um filhote de peru como todos dizem”.

    Mamãe pata levou seus filhos para aula de natação no lago. Os patinhos pularam logo na água, até o cor-de-rosa, apressar de ele não nadar tão bem como seus irmãos, ”bom aquele patinho com certeza não é um peru” pensou sua mãe.

    No dia seguinte chegou a hora da chamada, mamãe pata soltou um “quac” e todos os seus filhotes o imitaram, mas, quando chegou a vez do patinho cor-de-rosa, no lugar do “quac”, ouviu-se um “oinc”.

    – Ele não é um pato! – Gritaram todos – Ele é um porquinho feio, e não pertence ao nosso meio!

    E assim dizendo enxotaram o porquinho dali. Cansado, faminto e atordoado, o porquinho feio vagou por vários dias em busca de um lar.

    Mas nem um passarinho lhe deu atenção.

    – Suma daqui seu porquinho feio – gritavam assim que o viam.

    Um dia o porquinho feio chegou a uma fazenda e viu alguns porcos, aproximando-se deles falou.

    – Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês?

    – Um porquinho feio?! – eles exclamaram – Você é o porco mais lindo que já vimos, e daquele dia em diante viveram felizes para sempre.

Sugald Steer – São Paulo: Brinque-Book, 1999

 

Questões

1)    Qual é o título do texto?

R:

 

2)    Qual é o tema principal da história?

R:

 

3)    Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4)    Quem é o autor do texto?

R:

 

5)    Quem é o personagem principal da história?

R:

 

6)    Qual era a diferença do filhote rosa e seus irmãos?

R:

 

 

7)    O que os outros animais achavam do filhote rosa?

R:

 

8)    O que aconteceu na hora da chamada da aula de natação?

R: 

 

9)    O que os outros animais disseram quando o filhote disse “oinc”?

R: 

 

10)  Qual foi a reação dos porcos quando conheceram o porquinho?

R: 

 

 

Por ACESSABER

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







2 Comentários para Interpretação de texto: O porquinho feio – 4º ou 5º ano

  1. AMEI SUAS ATIVIDADES. PRECISO DE MATEMATICA DO 1° ao 5° ano
    PARABÉNS !!!

  2. claudia cristina disse:

    erro de portugues no texto dos patinhos. MAS e MAIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *