Interpretação de texto: Notícia – 9º ano

    Interpretação de texto, indicada aos estudantes do 9º ano, que trata da importância do descanso. A atividade compõe-se de questões de múltipla escolha.

    Você pode fazer o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

    Baixe esta interpretação em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

    Vivemos em um ritmo acelerado, correndo contra o tempo. Nós esquecemos de um detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as pessoas, estimular a criatividade e cumprir com a agenda, pode ser, justamente, desacelerar. Isso mesmo! Ficar à toa pode ser mais produtivo do que você pensa.

    Para Domenico de Masi, autor do livro O Ócio Criativo, desperdiçar o tempo, fazendo absolutamente nada, pode ser positivo. Embasado por descobertas da neurociência e observações sobre o mundo da arte, ele afirma que o cérebro, quando não ocupado com tarefas específicas, continua trabalhando em uma espécie de “piloto automático”, necessário para processar as emoções e informações que recebemos. Por isso, ficar à toa é tão importante. Com o ócio, ganhamos inspiração, autoconhecimento, criatividade e fôlego para continuar. Então, sempre que você se sentir esgotado, com a atenção dispersa, tente parar por uns minutos e deixe sua mente divagar. […]

Disponível em: http://www.agenciasys.com.br.

 

Questão 1 – O objetivo do texto é:

a) divulgar o livro “O ócio criativo”.

b) destacar a importância da neurociência.

c) apresentar atividades de lazer.

d) informar sobre a necessidade do descanso.

 

Questão 2 – “Ficar à toa pode ser mais produtivo do que você pensa.”. O item abaixo que mostra o acento indicativo de crase pela mesma razão o que justifica no trecho grifado é:

a) Ficaram à espera dos momentos de lazer.

b) Precisava de momentos relaxantes, pois a sua vida se encontrava às avessas.

c) Segundo pesquisas, o ócio proporciona diferentes benefícios à vida.

d) Às vezes, busco descansar a minha mente.

 

Questão 3 – “[…] tente parar por uns minutos e deixe sua mente divagar.”. O tom desse segmento, criado pelo imperativo, é o de:

a) ordem

b) pedido

c) recomendação

d) desejo

 

Questão 4 – “Nós esquecemos de um detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as […]”. A função dos dois-pontos nesse trecho é:

a) introduzir uma explanação

b) indicar uma enumeração

c) inserir uma exemplificação

d) incluir uma citação

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







2 Comentários para Interpretação de texto: Notícia – 9º ano

  1. Bárbara Barbosa dos Santos disse:

    Adorei as questões sobre o texto!

  2. deuslene maria da silva vieira disse:

    preciso receber textos para serem trabalhados no 9ºano.com respostas e, se possível, que possibilitem xerocá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *