Interpretação de texto: Mudanças de hábitos alimentares – 1º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Mudanças de hábitos alimentares - 1º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, “Mudanças de hábitos alimentares”, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As atividades exigem dos alunos o posicionamento frente à temática abordada e a análise de aspectos gramaticais, por meio do texto.

    Você pode baixa esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta interpretação em: 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

Mudanças de hábitos alimentares

    Nós somos o que comemos; por essa razão, devemos nos preocupar com nossa alimentação, que deve ser equilibrada, balanceada, em qualquer época de nossas vidas. O melhor remédio para se manter uma boa saúde é a alimentação, aliada a bons hábitos, como a prática regular de uma atividade física.

    As frutas e verduras são os alimentos reguladores e são as maiores fontes de vitaminas e sais minerais. Contêm nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como, por exemplo, as suas reações metabólicas.

    Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. 

    Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais.

    O número de porções a ser consumido depende de fatores como idade de atividade física. Em razão das porções consumidas, o número de calorias pode variar de 1600 a 2400 calorias por dia.

Disponível em: <http://www.atribunamt.com.br>.

 

Questão 1 – Com base no texto lido e nos seus conhecimentos prévios sobre o assunto, explique a seguinte assertiva: “Nós somos o que comemos”:

 

 

Questão 2 – Releia:

    Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais.

 Justifique o emprego dos dois-pontos nesse trecho:

 

 Questão 3 Observe esta passagem do texto:

Contêm nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como, por exemplo, as suas reações metabólicas.

a) Identifique a que se refere o verbo destacado.

 

b) Explique o porquê do acento circunflexo no verbo destacado.

 

 

 Questão 4 – Releia este trecho:

“O número de porções a ser consumido depende de fatores como idade de atividade física.”

a) A forma verbal, acima sublinhada, refere-se a quê?

 

b) Nesse contexto, a opção pela forma plural estaria em acordo com a norma culta? Por quê?

 

 

Questão 5 – Relacione:

  1. Palavra Oxítona
  2. Palavra Paroxítona
  3. Palavra Proparoxítona

____ razão

____ remédio

____ hábitos

____ cardápio

____ além

____ lipídeos

____ número

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.



 





2 Comentários para Interpretação de texto: Mudanças de hábitos alimentares – 1º ano do ensino médio

  1. Antônio Lemos da Silva disse:

    Muito rica a atividade proposta.

  2. amei ,super legal , aprendi muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *