Interpretação de texto: A ideia de Rosinha – 5º ou 6º ano

Interpretação de texto: A ideia de Rosinha - 5º ou 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quinto ou sexto ano, o texto utilizado nesta atividade é “A ideia de Rosinha”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

    Baixe esta atividade de interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

A ideia de Rosinha

    Pela manhã, nada ia bem na fazenda de Leopoldo. Por todos os lados, só se ouviam gemidos e reclamações:

    – Estou com frio! – reclamou um coelho na sua toca.

    – Posso me deitar com você, mamãe? – perguntou o carneirinho mais jovem.

    No estábulo, a vaca Rosinha teve uma ideia:

    – Esse frio está insuportável! – ela disse às amigas – E esse vento cortante nos deixa mal-humorados. Proponho o seguinte: como não podemos ficar dentro da casa, vamos nos refugiar no galpão, perto da plantação de milho. Pascoalina, Josefa e Matilde, vocês estão prontas? Vamos procurar os outros animais e levá-los para lá.

    – Ótimo, Rosinha! – responderam em coro suas amigas. – Nós vamos chamar os carneiros, os cavalos e os coelhos! Até já!

    Perus, porcos, galinhas e outros animais se encontraram, tremendo, no galpão.

    – Agora que estamos todos aqui – anunciou Rosinha – , vamos nos enrolar como um caracol! Vou explicar: os menores ficam no meio, e os maiores ficam em volta para protegê-los do frio.

    Que bela dança! Todos os animais seguiram as instruções de Rosinha e apertaram-se bem, uns contra os outros. Logo, o bom humor voltou.

    – Estou bem quentinho agora! – disse o coelhinho. – Você teve uma ótima ideia, Rosinha!

    – É verdade! – acrescentou uma elegante galinha-d’angola. – Além de tudo, estamos todos juntos!

     O que os animais não esperavam era que Rosinha ainda tinha outra surpresa para eles. Já que estavam todos ali, ela contou uma bela história para os amigos.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R: 

 

2) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3) Qual é o tema principal do texto?

R:

 

4) Qual foi a solução encontrada para resolver o problema do frio que os animais estavam sentindo?

R: 

 

5) Depois que todos chegaram o que resolveram fazer?

R: 

 

6) Quais são os animais que aparecem no texto?

R: 

 

7) Onde se passa a história?

R:

 

8) Se você fosse um estivesse na situação da vaca Rosinha o que faria? Justifique sua resposta.

R: 

 

 

9) Existem pessoas que passam muito frio? Quem são elas? O que elas podem fazer para se aquecer?

R:

 

10) O que pode ser feito para resolver a situação de pessoas que passam frio? Explique sua resposta.

R:

 

 

Por ACESSABER

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







6 Comentários para Interpretação de texto: A ideia de Rosinha – 5º ou 6º ano

  1. Lucineyde Miranda Ribeiro disse:

    Esse site é tudo de bom. Está me ajudando muito na escola.

  2. Denise disse:

    por que 11 parágrafos? não seriam 12?

  3. GEOVANA disse:

    ONDE VER A RESPOSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *