Interpretação de texto: Gira Brasil – 8º ano

Interpretação de texto: Gira Brasil - 8º ano

    Interpretação de texto, “Gira, Brasil!”, indicada aos alunos do 8º ano. Em uma das diversificadas questões propostas, solicita-se a identificação da ideia contida em cada parágrafo do texto. Nessa perspectiva, os alunos precisam selecionar as informações centrais, parafraseando-as. 

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.


 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Gira, Brasil!

Não importa em que região você mora: leia, escute e brinque de roda 

    Você deve conhecer algumas brincadeiras de roda. Elas misturam música, dança e até algumas pitadas de teatro. Para brincar, as crianças fazem um círculo, dançam e cantam, enquanto interpretam a música que embala a diversão. Imagine, então, qual é a novidade aqui? É que a autora deste livro catalogou várias delas e criou uma obra literária para mostrá-las!

    De roda e roda: brincando e cantando o Brasil conta como são as brincadeiras de roda em Pernambuco, na Bahia, no Maranhão… Cada uma delas criada e reinventada com base em uma tradição diferente, típica do lugar, e com variados jeitos de brincar, como a ciranda pernambucana.

    Será que existe alguma brincadeira de roda típica da sua região neste livro? Descubra! Além de ler, você pode também ouvir as músicas tocadas por instrumentos curiosos, catalogados no final da obra, e cantadas por muitas vozes, inclusive de crianças.

capa do livro

De roda e roda: brincando e cantando o Brasil

De Teca Alencar de Brito

Ilustrações de Taisa Borges

Editora Peirópolis

Disponível em: http://chc.org.br/gira-brasil/. Acesso em: 21/05/16.

 

Questão 1 – O objetivo do texto é:

a) Destacar a importância das brincadeiras de roda.

b) Divulgar um livro.

c) Apresentar a ciranda de Pernambuco.

d) Recomendar as cantigas de roda.

 

Questão 2 – Identifique a ideia contida em cada parágrafo do texto:

a) Primeiro Parágrafo:

 

b) Segundo Parágrafo:

 

c) Terceiro Parágrafo:

 

Questão 3 – Assinale o trecho que evidencia a fala direta do autor com o leitor:

a) “Elas misturam música, dança e até algumas pitadas de teatro.”.

b) “Para brincar, as crianças fazem um círculo, dançam e cantam […]”.

c) “Cada uma delas criada e reinventada com base em uma tradição diferente […]”.

d) “Será que existe alguma brincadeira de roda típica da sua região neste livro?”.

 

Questão 4 – Em “Cada uma delas criada e reinventada com base em uma tradição diferente […]”, o prefixo destacado na palavra indica:

a) retrocesso

b) reforço

c) repetição

d) afastamento

 

Questão 5 – Identifique a forma pronominal que não retoma “brincadeiras de roda”:

a) estas

b) las

c) elas

d) delas

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *