Interpretação de texto: Conto do Zorro – 9º ano

    Interpretação de texto, “Conto do Zorro”, direcionado aos estudantes do 9º ano. A atividade compõe-se de diversificadas questões que possibilitam o desenvolvimento de importantes habilidades de leitura.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia o conto:

Zorro

    Dom Diego de la Vega levava uma vida tranquila na próspera fazenda de seu pai, Dom Alejandro de la Vega.

    Seu empregado, Bernardo, testemunhou uma injustiça. Como era mudo, narrou o caso com grandes gestos.

    Num segundo, Dom Diego se transformou em Zorro, o justiceiro mascarado. E partiu a galope, cortando a noite com seu cavalo negro.

    Na cidade, Zorro desafiou o cruel sargento Garcia a um duelo. Ágil como um acrobata, Zorro saltou com sua espada e perseguiu o sargento. Mas os soldados do sargento chegaram, e Zorro precisou fugir. Então, deixou sua marca sobre o peito do malvado: um “Z” de Zorro.

    O governador da província colocou a cabeça de Zorro a prêmio. Mas, ele era o defensor dos fracos e oprimidos, e ninguém quis denunciá-lo.

    E Zorro continuou seus combates em segredo.

 

Minha 1ª Biblioteca Larousse Heróis. Tradução: Adriana de Oliveira Silva.

São Paulo: Larousse do Brasil, 2007, p. 52 – 53 .

 

 

Questão 1 – Identifique o conflito em torno do qual se desenvolveu o conto:

 

Questão 2 – Marque a alternativa em que se percebe o clímax do conto:

a) “Num segundo, Dom Diego se transformou em Zorro, o justiceiro mascarado.”.

b) “Na cidade, Zorro desafiou o cruel sargento Garcia a um duelo.”.

c) “Mas os soldados do sargento chegaram, e Zorro precisou fugir.”.

d) “O governador da província colocou a cabeça de Zorro a prêmio.”.

 

Questão 3 – Assinale  a passagem em que se nota a utilização da comparação:

a) “[…] Dom Diego se transformou em Zorro, o justiceiro mascarado.”.

b) “E partiu a galope, cortando a noite com seu cavalo negro.”.

c) “Ágil como um acrobata, Zorro saltou com sua espada e perseguiu o sargento.”.

d) “Mas, ele era o defensor dos fracos e oprimidos, e ninguém quis denunciá-lo.”.

 

Questão 4 – Em “[…] e ninguém quis denunciá-lo.”, a forma pronominal destacada substitui:

a) Bernardo

b) Zorro

c) sargento Garcia

d) governador da província

 

Questão 5 – Há o predomínio no gênero “conto” de sequências:

a) narrativas

b) descritivas

c) expositivas

d) argumentativas

Nas questões de 6 a 8, assinale a alternativa que apresenta a ideia expressa pelo termo destacado em cada seguimento, tendo em vista o contexto em que se insere:

 

Questão 6 –Como era mudo, narrou o caso com grandes gestos.”.

a) adversidade

b) causa

c) justificativa

d) consequência

 

Questão 7 –Mas os soldados do sargento chegaram, e Zorro precisou fugir.”.

a) adição

b) conclusão

c) prioridade

d) adversidade

 

Questão 8 – “Zorro saltou com sua espada e perseguiu o sargento.”.

a) conformidade

b) continuidade

c) finalidade

d) explicação

 

Questão 9 – “O governador da província colocou a cabeça de Zorro a prêmio.”. Justifique a ausência do acento indicador de crase diante da palavra “prêmio”:

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







2 Comentários para Interpretação de texto: Conto do Zorro – 9º ano

  1. Maiara Cardoso disse:

    Muito interessante o texto e as atividades são muito ricas!

  2. VANIA DOS SANTOS MACHADO disse:

    O TEXTO ACIMA ME AJUDOU BASTANTE.FOI MUITO PROVEITOSO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *