Interpretação de texto: A Importância da Reciclagem do Lixo – 9º ano

Interpretação de texto: A Importância da Reciclagem do Lixo - 9º ano

    Atividade de interpretação de texto com o seguinte texto “Como e por que separar o lixo?”, para alunos do último ano do ensino fundamental. São feitas questões objetivas de múltipla escolha para avaliar a compreensão leitora do aluno. É possível que você utilize esse material para colaborar em algum projeto da sua escola sobre reciclagem do lixo. Vamos dar uma espiada nessa atividade?  Espero que goste, professor!  😉  😉  😉 

    Baixe esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça download desta atividade de língua portuguesa em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

TEXTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO

Como e por que separar o lixo?
     

      A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.
      A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença.        Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
    Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.
     Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo)

 

Questões

1)  Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?
a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.
b) A reciclagem reduz gasto de energia.
c) A reciclagem gera economia de água.
d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.
e) A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

 

2) Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem:
a) Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.
b) Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.
c) A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.
d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.
e) As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

 

3) Leia as três afirmações abaixo:
I – economiza recursos naturais.
II – gera renda para catadores de lixo.
III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.
Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?
a) I, II, III.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) III.

 

4) O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que:
a) essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.
b) essas palavras possuem sentidos opostos no texto.
c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.
d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.
e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *