Interpretação da Música: Ela só quer paz – 8º ou 9º ano

Interpretação de texto: Ela só quer paz - 8º ou 9º ano

    Atividade de interpretação da música “Ela só quer paz” do cantor Projota. Escuta, leitura e interpretação.  Atividade direcionada para estudantes do o oitavo ou nono ano.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Projota- Ela Só Quer Paz

Ela é um filme de ação com vários finais
Ela é política aplicada em conversas banais   ela
Se ela tiver muito a fim, seja perspicaz
Ela nunca vai deixar claro, então entenda sinais

É o paraíso, suas curvas são cartões postais
Não tem juízo, ou se já teve, hoje não tem mais
Ela é o barco mais bolado que aportou no seu cais
As outras falam, falam, ela chega e faz

Ela não cansa, não cansa, não cansa jamais
Ela dança, dança, dança demais
Ela já acreditou no amor, mas não sabe mais
Ela é um disco do Nirvana de 20 anos atrás

Não quer cinco minutos no seu banco de trás
Só quer um jeans rasgado e uns quarenta reais
Ela é uma letra do Caetano com “flow” do Racionais
Hoje pode até chover, porque ela só quer paz

Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer 


Notícias boas pra se ler nos jornais
Amores reais, amizades leais
Ela entende de flores, ama os animais
Coisas simples pra ela são as coisas principais

Sem cantada, ela prefere os originais
Conheceu caras legais, mas nunca sensacionais
Ela não é as suas nega rapaz
Pagar bebida é fácil, difícil é apresentar pros pais

Ela vai te enlouquecer pra ver do que é capaz
Vai fazer você sentir inveja de outros casais
E você vai ver que as outras eram todas iguais
Vai querer comprar um sítio lá em Minas Gerais

Essa mina é uma daquelas fenomenais
Vitamina, é proteína e sais minerais
Ela é a vida, após a vida
Despedida pros seus dias mais normais
Pra que mais?

Ela não cansa, não cansa, não cansa jamais
Ela dança, dança, dança demais
Ela já acreditou no amor, mas não sabe mais
Ela é um disco do Nirvana de 20 anos atrás

Não quer cinco minutos no seu banco de trás
Só quer um jeans rasgado e uns quarenta reais
Ela é uma letra do Caetano com “flow” do Racionais
Hoje pode até chover, porque ela só quer paz

Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz

www.letra.mus.br

 

Questões

1.Faça uma análise da música, em seguida, descreva a personagem principal citada.  Quais são seus sentimentos em relação ao amor e a amizade? Comente.

 

 

2.E você procura o mesmo que essa personagem? Comente.

 

 

3.Como  você vê essa personagem. Você acha,  que por ela não ter medo de arriscar,  se torna uma pessoa fútil ou fácil? Você conhece alguém que possui essas mesmas qualidades? Comente.

 

 

4.”… Amores reais, amizades leais…” Você acha que nos dias atuais isso é possível?Comente.

 

 

5.Observe os versos a seguir”… Ela já acreditou no amor, mas não sabe mais…”E você acredita no amor? Comente.

 

 

6.“…Essa mina é uma daquelas fenomenais

Vitamina, é proteína e sais minerais/Ela é a vida, após a vida
Despedida pros seus dias mais normais
Pra que mais?
…” Explique  o que você entendeu com a leitura dessa estrofe.

 

7.Analise os versos a seguir  e,  descreva algumas características  e   rotina da personagem da música:”… “…Notícias boas pra se ler nos jornais
Amores reais, amizades leais
Ela entende de flores, ama os animais
Coisas simples pra ela são as coisas principais
?…”

 

8.Faça uma análise do título da canção e  explique o  seu significado. A personagem quer paz de quê? Comente.

 

 

9.Quantas  estrofes constituem a canção? Quantos versos ? Tem rimas?Transcreva dois exemplos de rimas se houver.

 

 

10.Que lições você depreende da música? Comente.

 

 

Professor: caso queira é possível promover um debate antes da introdução da canção. Sobre qual é o estilo musical preferido da turma? Quem conhece o intérprete da música? Quem já ouviu a canção? Qual é o tema  da canção? Ainda é possível fazer uma análise da linguagem utilizada na canção. Entre outros. Bom trabalho!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *