Atividade de português: Substantivos e Adjetivos – 6º ano

Atividade de português: Substantivos e Adjetivos - 6º ano

    Atividade de Português, dirigida aos estudantes do 6º ano, com vistas ao estudo dos principais substantivos e adjetivos utilizados na construção da fábula O alce e os lobos, de Jean de La Fontaine.  

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia: 

O alce e os lobos 

    A água do lago estava tão limpa que refletia as imagens da floresta como um espelho. Todos os animais que foram beber água viram seus reflexos. O urso e seu filhote pararam admirados, mas foram embora. E assim passou pelo lago uma porção de animais.

    Até que chegou um bando de alces que se espalhou pelas margens. Um deles abaixou a cabeça para beber e parou, olhando para os seus chifres:

    – Que lindo par de galhos! Que maravilhosa é a minha imagem com esta bonita cabeça!

    De repente, olhou para as suas pernas, compridas e finas, e ficou triste:

    – Mas que pernas horrorosas! Nunca tinha reparado na feiura das minhas pernas. Elas estragam a minha beleza.

    Enquanto olhava para o seu corpo, uma alcateia de lobos ferozes foi chegando e espalhou o bando, que correu assustado. O alce correu para a mata e perdeu-se do bando.

    No caminho, prendeu o chifre numa árvore e quase foi devorado pelo lobo. Mas suas pernas eram mais fortes e ligeiras do que as do lobo, que, cansado, desistiu de caçar o alce.

    “Que susto!”, pensou o alce, já fora de perigo. “Por causa desses chifres inúteis, quase percorro a minha vida. Se não fossem as minhas pernas…”

    Moral: Nem sempre a beleza resolve os problemas.  

Jean de La Fontaine. O alce e os lobos.

Adaptação de M. Carneiro. São Paulo: Melhoramentos, 1988.

 

Questão 1 – O objetivo do texto é:

a) informar

b) entreter

c) ensinar

d) divulgar

 

Questão 2 – Assinale o segmento que caracteriza o clímax da história:

a) “- Mas que pernas horrorosas! Nunca tinha reparado na feiura das minhas pernas.”.

b) “[…] uma alcateia de lobos ferozes foi chegando e espalhou o bando, que correu assustado.”.

c) “O alce correu para a mata e perdeu-se do bando.”.

d) “No caminho, prendeu o chifre numa árvore e quase foi devorado pelo lobo.”.

 

Questão 3 – Pode-se afirmar que o texto se constrói por meio da oposição entre:

a) a beleza e a agilidade

b) a feiura e a utilidade

c) a utilidade e a esperteza

d) a beleza e a utilidade

 

Questão 4 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:

a) descritivas

b) expositivas

c) narrativas

d) argumentativas

 

Questão 5 – Observe:

Trecho 1 – “De repente, olhou para as suas pernas, compridas e finas, e ficou triste:

– Mas que pernas horrorosas!”. 

Trecho 2 – “Mas suas pernas eram mais fortes e ligeiras do que as do lobo, que, cansado, desistiu de caçar o alce.”.   

a) Identifique os adjetivos utilizados pelo alce na caraterização de suas pernas:

 

b) Explique a oposição entre os adjetivos utilizados no princípio da história (trecho 1) e os adjetivos utilizados ao final da história (trecho 2):

 

Questão 6 – Relacione:

       Substantivos:                                                                 

  1. par de galhos                                                              
  2. imagem                                                                        
  3. cabeça                                                                           
  4. lobos                                                                             
  5. chifres                                                                           

Adjetivos:

(     ) bonita

(     ) inúteis

(     ) lindo

(     ) ferozes

(     ) maravilhosa

 

Questão 7 – “[…] do que as do lobo, que, cansado, desistiu de caçar o alce.”. Identifique nesse segmento o substantivo que foi omitido:

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *