Atividade de português: Voz passiva – 8º ano

Atividade de língua portuguesa: Voz passiva - 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, propõe o estudo da voz passiva, por meio de texto que define Patrimônio Cultural Imaterial. A atividade compõe-se de questões de múltipla escolha. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

 

Leia:

    A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos, técnicas e também os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados; e as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos que se reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

    O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e pelos grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Disponível em: <portal.iphan.gov.br>.

(Com adaptações).

Questão 1 – Há o emprego da voz passiva no trecho:

a) “A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas […]”

b) “[…] os indivíduos que se reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.”

c) “[…] e constantemente recriado pelas comunidades e pelos grupos em função de seu […]”

d) “[…] gerando um sentimento de identidade e continuidade […]”

 

Questão 2 – Em “O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente […]”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) continuamente

b) eventualmente

c) velozmente

d) proficuamente

 

Questão 3 – Predomina no texto o uso da vírgula para a sinalização de uma:

a) inserção

b) omissão

c) inversão

d) enumeração

 

Questão 4 – No segmento “[…] contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.”, a parte sublinhada indica:

a) conclusão

b) finalidade

c) condição

d) explicação

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







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