Atividade de português: Variação Linguística – 7º ou 8º ano

Atividade de português: Variação Linguística - 7º e 8º ano

    Atividade  de português, indicada a alunos do sétimo ou oitavo ano do ensino fundamental, com exercícios sobre Variação Linguística.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Variação Linguística

    Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô, e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem  doidimais!

    Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve quilocura!

    Grazadeus ninguém semaxucô!

NATUREZA E CULTURA (Fonte: ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A     cultura. In: Filosofando: introdução à filosofia. SP: Moderna, 1993, p.2-8)

 

Responda:

1.Observe a imagem e faça  a leitura do texto, após identifique o falante do texto. A qual região do Brasil ele pertence?

 

2.O texto está escrito:

a.(   ) na linguagem formal

b.(   ) na informal

 

3.Traduza o trecho a seguir e faça as correções necessárias.

“Fiquei sem sabê doncovim, noncotô , proncovô” . Responda porque a personagem ficou assim?

   

4.A fala da personagem é proveniente de um matuto e, apesar dos erros é possível afirmar que ele está cometendo um erro gravíssimo ao falar dessa maneira? Ele deveria falar de maneira correta? Explique com argumentos convincentes.

 

5.Faça as correções necessárias no texto.

 

6.Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:

Analise qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo:

a.(   )Ao conversar com um amigo.

b.(   ) Ao conversar com a diretora da escola.

c.(   )Ao escrever uma carta para uma autoridade.

d.(   ) Ao escrever uma carta para o namorado(a).

e.(   )Ao conversar com um professor.

f.(   ) Ao conversar com meu irmão.

g.(   ) Ao conversar com vários amigos.

h.(   ) Ao redigir um texto para o vestibular.

i.(   )Ao conversar no telefone com um juiz.

j.(   )Ao conversar com um matuto.

 

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *