Atividade de português: Uso das aspas – 7º ano

Atividade de português: Uso das aspas - 7º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 7º ano, visa ao estudo das aspas, por meio do texto Transplante de menina, escrito por Tatiana Belinky. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Transplante de menina

    Dito e feito. Escrevi até convites, com letra caprichada, em cartões com vinhetas coloridas da minha própria lavra, e os entreguei aos colegas de classe, na escola, alguns dias antes do evento, encabulada e contente com a receptividade amável dos convidados.

    Quando chegou o dia, era um sábado, dia sem aulas na Escola Americana, preparei tudo, enfeitei a sala, me “enchiquetei” com o primeiro vestido e o primeiro par de sapatos novos desde que chegamos a São Paulo.

    Resumindo, a triste e interminável tarde chegou ao fim, e anoiteceu, sem que aparecesse um só dos meus convidados, nem um único! Frustração, decepção, rejeição – essas foram as minhas companheiras naquele malfadado aniversário dos meus doze anos.

    Este foi um dos grandes traumas de minha transição do meu primeiro ano de Brasil, na Rua Jaguaribe. Felizmente, foi também um dos últimos, senão o último, de tamanho impacto.

Tatiana Belinky. “Transplante de menina”. 3.a ed. São Paulo: Moderna, 2003.

 

Questão 1 – “Este foi um dos grandes traumas de minha transição do meu primeiro ano de Brasil […]”. A que trauma a narradora do texto se refere?

 

 

Questão 2 – O texto é narrado em 1ª pessoa. Identifique o trecho que comprova essa afirmação:

a) “Escrevi até convites, com letra caprichada, em cartões com vinhetas coloridas […]”

b) “Quando chegou o dia, era um sábado, dia sem aulas na Escola Americana […]”

c) “[…] a triste e interminável tarde chegou ao fim, e anoiteceu […]”

d) “Felizmente, foi também um dos últimos, senão o último, de tamanho impacto.”

 

Questão 3 – “[…] e os entreguei aos colegas de classe […]”. O termo destacado substitui:

 

Questão 4 – As aspas indicam que a palavra “enchiquetei”:

a) é pouco conhecida.

b) é de autoria alheia.

c) foi inventada pela narradora.

d) é de origem estrangeira.

 

Questão 5 – As palavras “frustração, decepção, rejeição” pertencem à classe dos:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *