Atividade de português: Travessão duplo – 8º ano

Atividade de língua portuguesa: Travessão duplo - 8º ano

    Atividade de português, dirigida ao alunos do 8º ano, propõe o estudo do travessão duplo

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ESCOLA:                                                          DATA:

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    Há países em que na relação entre guerra e paz, a paz leva vantagem. Mas há outros, como o nosso, em que a guerra – não declarada – está mais presente e facilmente pode ser verificada pelo número de crianças que morrem de fome por dia, pela subnutrição, pela miséria, pela falta de moradia, pela falta de terra para trabalhar, pela falta de empregos, pela falta de saúde, educação, saneamento básico, enfim, pela falta de acesso aos mínimos direitos de vida com qualidade que uma democracia deve oferecer.

Naomi Drew. A paz também se aprende. São Paulo: Gaia, 1990.

 

Questão 1 – No trecho “Mas há outros, como o nosso, em que a guerra – não declarada – está mais presente […]”, o travessão duplo foi utilizado para a inserção de:

a) um comentário.

b) uma oração.

c) uma explicação.

d) uma exemplificação.

 

Questão 2 – Há o predomínio no texto do emprego da vírgula para:

a) a enumeração dos direitos negados à significativa parte da população.

b) a inserção de comentários explicativos.

c) a inversão da ordem de orações que compõem o texto.

d) a omissão de termos oracionais, identificados pelo contexto.

 

Questão 3 –Mas há outros, como o nosso […]”. A conjunção grifada estabelece uma relação de:

a) condição

b) oposição

c) causa

d) adição

 

Questão 4 – Em “[…] enfim, pela falta de acesso […]”, a palavra destacada introduz uma:

a) explicação

b) conclusão

c) negação

d) comparação

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







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