Atividade de português: Questões sobre verbo de ligação – 8º ano

Atividade de língua portuguesa: Questões sobre verbo de ligação - 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, visa ao estudo do verbo de ligação, por meio do texto que responde a este questionamento: Por que o Sol fica laranja ao se pôr?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Por que o Sol fica laranja ao se pôr?

    O Sol emite as sete cores do arco-íris e cada uma delas tem uma onda, ou tamanho, diferente. Quando o astro está no horizonte, ou seja, ao entardecer e ao amanhecer, as ondas maiores (entre o laranja e o vermelho) conseguem percorrer a atmosfera sem se espalharem. Por isso, tanto o Sol como o céu ganham cor diferente. 

    E você já reparou que, nesses momentos, o Sol parece maior? É uma ilusão de ótica: quando o astro está no horizonte, nós comparamos o tamanho dele com o que está ao redor (como prédios e árvores) e ele fica parecendo maior.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/>.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto acima é:

a) narrar um acontecimento.

b) apresentar uma explicação.

c) defender uma ideia.

d) estabelecer uma comparação.

 

Questão 2 – Na passagem “Por que o Sol fica laranja ao se pôr?”, o verbo de ligação em destaque indica:

a) um estado permanente do Sol.

b) um estado aparente do Sol.

c) um estado mutatório do Sol.

d) uma continuidade do estado do Sol.

 

Questão 3 – Em “É uma ilusão de ótica […]”, o verbo de ligação grifado exprime:

a) uma característica.

b) um modo de ser.

c) um estado.

d) uma ação.

 

Questão 4 – Registra-se o emprego de verbo de ligação no segmento:

a) “O Sol emite as sete cores do arco-íris e cada uma delas tem uma onda […]”

b) “[…] as ondas maiores (entre o laranja e o vermelho) conseguem percorrer a atmosfera […]”

c) “Por isso, tanto o Sol como o céu ganham cor diferente.”

d) “[…] nesses momentos, o Sol parece maior?”

 

Questão 5 – Aponte o verbo de ligação que compõe o segmento assinalado na questão anterior:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *