Atividade de português: Questões sobre conjunções – 9º ano

Atividade de português: Questões sobre conjunções - 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 9º ano, visa ao estudo das conjunções empregadas na construção do texto O que você quer fazer mais tarde? A atividade compõe-se de questões abertas e fechadas sobre esse conteúdo. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

O que você quer fazer mais tarde?

    Seu futuro profissional, assim como os seus estudos, são assuntos seus. Por isso, cabe a você encontrar seu próprio caminho. Talvez ele seja diferente do caminho planejado por seus pais. Nesse caso, explique a eles as suas aspirações.

    Pode ser, no entanto, que você não esteja preparado para fazer uma escolha profissional. Seria preciso parar um pouco para refletir sobre as diversas possibilidades. O problema é que você tem de escolher já e definitivamente: humanas ou exatas? Inglês ou francês? Por onde começar? Em que profissão? É de deixar tonto! Mas não se culpe se você estiver desnorteado, ou se estiver se sentindo completamente bloqueado. 

 Maria José Audercet. “A vida em família”. São Paulo: Scipione, 1994.

 

Questão 1 – Localize a conjunção que estabelece a ligação do segundo período do texto com o primeiro. Em seguida, identifique o efeito de sentido expresso por ela:

 

Questão 2 – No trecho “Seu futuro profissional, assim como os seus estudos, são assuntos seus.”, a conjunção sublinhada desempenha a função de:

a) comparação entre dois fatos.

b) causa de um fato enunciado.

c) adição de ideias.

d) consequência de um fato.

 

Questão 3 – Identifique a passagem do texto que apresenta uma conjunção que desempenha a mesma função que a conjunção “assim como”. Na sequência, grife-a:

 

Questão 4 – Tendo em conta o emprego da conjunção, a passagem “Pode ser, no entanto, que você não esteja preparado para fazer uma escolha profissional.” pode ser assim reescrita:

a) “Pode ser, entretanto, que você não esteja preparado para fazer uma escolha profissional.”

b) “Pode ser, portanto, que você não esteja preparado para fazer uma escolha profissional.”

c) “Pode ser, por isso, que você não esteja preparado para fazer uma escolha profissional.”

d) “Pode ser, conquanto, que você não esteja preparado para fazer uma escolha profissional.”

 

Questão 5 – Observe a ocorrência da conjunção “ou” no último período do texto. A ideia sugerida por ela é de inclusão ou exclusão?

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *