Atividade de português: Questões sobre aposto – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Questões sobre aposto - 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, visa ao estudo do aposto, por meio de variadas questões sobre o texto que divulga o trabalho desenvolvido pela ONG Obra de Berço

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

    Quando Emerson fez 6 anos, saiu da creche e foi matriculado na escola. Sem ter com quem deixar o menino no período da manhã, sua mãe, Rosineide, buscou uma vaga na Obra de Berço. “Lá, eles têm alimentação adequada e aprendem muitas coisas”, diz ela. Portador da síndrome de Stickler, doença congênita que afeta o tecido conjuntivo, Emerson tem problemas de visão e de coordenação. Quando chegou na Obra do Berço, era calado. Com o tempo, tornou-se mais confiante. “Hoje, ele brinca com amigos, joga bola e sobe escadas sozinhos”, conta a mãe. Nas assembleias bimestrais, em que as crianças atendidas pela ONG opinam sobre a rotina na entidade, Emerson se destaca. “Ele sempre vota e opina”, diz Pâmela Sarmento, gerente da organização. De segunda a sexta, o garoto frequenta aulas de informática, artes, cidadania e literatura. Mas não pensa duas vezes ao responder do que mais gosta: “Jogar futebol!”.

Revista “Todos: A vida é feita de histórias. Qual é a sua?”. Mol: fev./março 2017, p. 50.

 

Questão 1 – O texto lido compõe-se de sequências:

a) expositivas

b) argumentativas

c) descritivas

d) narrativas

 

Questão 2 – Assinale a frase em que a parte destacada desempenha a função de aposto:

a) “Quando Emerson fez 6 anos, saiu da creche e foi matriculado na escola.”

b) “[…] sua mãe, Rosineide, buscou uma vaga na Obra de Berço.”

c) “Hoje, ele brinca com amigos, joga bola e sobe escadas sozinhos”, conta a mãe.”

d) “De segunda a sexta, o garoto frequenta aulas de informática, artes, cidadania e literatura.”

 

Questão 3 – Identifique a parte do texto, denominada aposto, que define a síndrome de Stickler:

 

 

Questão 4 – Localize a oração que apresenta a finalidade das assembleias bimestrais:

 

 

 

Questão 5 – Na passagem “[…] diz Pamela Sarmento, gerente da organização.”, o trecho grifado desempenha sintaticamente a função de:

a) adjunto adnominal

b) adjunto adverbial

c) aposto

d) complemento nominal

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *