Atividade de português: Proparoxítonas – 8º ano

Atividade de língua portuguesa: Proparoxítonas - 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, propõe o estudo da palavras proparoxítonas, por meio de texto cujo tema é o “sal”. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

    […] O sal está presente em todas as culinárias. Poucas receitas o dispensam. É empregado até em pães e doces. Cristalino e inodoro, ressalta os sabores e tempera os alimentos. Ao mesmo tempo ajuda a conservá-los. Apesar de o seu consumo excessivo ser associado ao aumento da pressão sanguínea, é importante consumi-lo. Em quantidades sensatas, o sal fornece ao organismo humano substâncias essenciais a seu equilíbrio fluido, à atividade dos músculos e dos nervos. Além disso, sem ele a comida fica completamente sem graça. Insosso é, na prática, o antônimo de salgado. Em casos graves de hipertensão arterial e de algumas doenças endocrinológicas, quando os médicos precisam vetá-lo categoricamente, resta a alternativa de um produto dietético, um composto que visa a substituir o sabor do cloreto de sódio. A sensação gustativa, porém, não se compara à proporcionada pelo sal. […]

A Dias Lopes. Revista Gula, maio de 2004. Disponível em: <http://www.salcisne.com.br>.

 

Questão 1 – Em todas as passagens, os termos grifados retomam o referente “sal”, exceto em:

a) “Poucas receitas o dispensam.”

b) “[…] o sal fornece ao organismo humano substâncias essenciais a seu equilíbrio fluido […]”

c) “Além disso, sem ele a comida fica completamente sem graça.”

d) “[…] quando os médicos precisam vetá-lo categoricamente […]”

 

Questão 2 – No trecho “[…] resta a alternativa de um produto dietético, um composto que visa a substituir o sabor do cloreto de sódio.”, a vírgula introduz uma:

a) uma observação.

b) uma citação.

c) uma explicação.

d) um comentário avaliativo.

 

Questão 3 – Na parte “A sensação gustativa, porém, não se compara à proporcionada pelo sal.”, a conjunção sublinhada poderia ser substituída por:

a) no entanto

b) isto é

c) logo

d) por isso

 

Questão 4 – “Músculos, prática, endocrinológicas, dietético…”. O que há de comum quanto à acentuação dessas palavras? Explique:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *