Atividade de português: Produção de texto argumentativo – 6º ano

    Atividade de português orienta para a produção de texto argumentativo. Os estudantes do 6º ano são chamados a refletirem, sob a mediação do (a) professor (a), sobre o texto Televisão, que consiste no tema da redação. 

    Você pode baixar esta atividade em modelo editável do Word e pronta para impressão em PDF.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Televisão

    Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.

    Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.

    O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.

    Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.

    Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.

    Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.

    Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.

    Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.

    Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.

PAES, J. P. Televisão. In: Vejam como eu sei escrever. 1. ed.

São Paulo, Ática, 2001, p. 26-27.

 

Produção de texto:

Note que a criança, autora do texto, expõe a sua opinião sobre a televisão. Para tal, ela apresenta diferentes argumentos e conclui que “a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela”. O que você pensa sobre assunto? Concorda ou não com que escreveu o texto? Reflita bastante e, em seguida, produza um texto em que você apresenta a sua opinião sobre a televisão.

Não se esqueça:

1.Dê um título ao seu texto.

2. O seu texto deverá seguir esta estrutura:

  • Introdução (apresentação do assunto);
  • Desenvolvimento (as suas ideias com argumentos);
  • Conclusão (sua opinião final). 

3. Não copie fragmentos do texto acima.

4. Escreva o seu texto segundo a norma culta da língua.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *