Atividade de português: Pretérito perfeito e imperfeito – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Pretérito perfeito e imperfeito - 9º ano

    Atividade de português, indicada para os alunos do 9º ano, propõe o estudo do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito, tomando-se como referência, fragmento do romance O meu de laranja-lima, escrito por José Mauro de Vasconcelos. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este trecho do romance O meu pé de laranja-lima:  

    Ela falava com uma voz cansada, cansada. E eu estava com muita pena dela. Mamãe nasceu trabalhando. Desde os seis anos de idade, quando fizeram a Fábrica, que puseram ela trabalhando. Sentavam mamãe bem em cima de uma mesa e ela tinha de ficar limpando e enxugando ferros. Era tão pequenininha que fazia molhado em cima da mesa porque não podia descer sozinha… Por isso, ela nunca foi à Escola, nem aprendeu a ler. Quando eu escutei essa história dela, fiquei tão triste que prometi que, quando fosse poeta e sábio, eu ia ler minhas poesias para ela…

José Mauro de Vasconcelos. O meu de laranja-lima. São Paulo: Melhoramentos, 2004.

 

Questão 1 – Na parte “Ela falava com uma voz cansada, cansada. E eu estava com muita pena dela.”, os pronomes sublinhados referem-se a quem?

  

Questão 2 – Em “[…] e ela tinha de ficar limpando […]”, a locução verbal destacada indica:

a) desejo

b) hipótese

c) obrigação

d) promessa

 

Questão 3 – Na passagem “Ela falava com uma voz cansada, cansada.”, o verbo no pretérito imperfeito sinaliza uma ação:

a) ocorrida em um passado remoto.

b) já finalizada.

c) concluída em um passado recente.

d) habitual no passado.

 

Questão 4 – Registra-se o emprego do pretérito perfeito no seguinte trecho:

a) “Desde os seis anos de idade, quando fizeram a Fábrica […]”

b) “Sentavam mamãe bem em cima de uma mesa […]”

c) “[…] que fazia molhado em cima da mesa […]”

d) “[…] eu ia ler minhas poesias para ela…”

 

Questão 5 – “[…] ela nunca foi à Escola, nem aprendeu a ler.”, o termo grifado exprime:

a) adição

b) oposição

c) conclusão

d) condição

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *