Atividade de português: Modo Subjuntivo – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Modo Subjuntivo - 9º ano

    Atividade de português, direcionada aos estudantes do 9º ano, propõe o estudo do Modo Subjuntivo, por meio de reflexivo texto, escrito pelo médico e pacifista Akira Kibi. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

    Que se torne conhecido que o desafio do futuro, “Nunca mais Hiroshima” também seja um momento de gratidão à natureza; em outras palavras, nenhuma tecnologia no mundo teria levantado as cidades destruídas pela bomba atômica de suas cinzas. Se não fosse pelo poder além das mãos humanas, o poder da natureza, Hiroshima e Nagasaki ainda estariam lutando para se recuperar. Devemos aprender a ouvir uma sabedoria mais alta que a ciência e a tecnologia.

Akira Kibi (médico e pacifista). Disponível em: <www.espacoacademico.com.br>.

 

Questão 1 – O tom do trecho, “Que se torne conhecido que o desafio do futuro […]”, criado pelo subjuntivo, é o de:

a) desejo

b) convite

c) conselho

d) ordem

 

Questão 2 – Em “Se não fosse pelo poder além das mãos humanas, o poder da natureza, Hiroshima e Nagasaki ainda estariam […]”, a parte destacada funciona sintaticamente como:

a) adjunto adverbial

b) vocativo

c) aposto

d) adjunto adnominal

 

Questão 3 – Na passagem “Hiroshima e Nagasaki ainda estariam lutando para se recuperar.”, a parte sublinhada indica uma:

a) conclusão

b) condição

c) oposição

d) finalidade

 

Questão 4 – “[…] gratidão à natureza […]”. Explique o emprego da crase nessa passagem:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







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