Atividade de português: Gramática – Música: Lindo balão azul – 4º ano

Atividade de português: Gramática - Lindo balão azul - 4º ano

    Atividade de Português, proposta a alunos do quarto ano do ensino fundamental, sobre a música Lindo balão azul da novela Carinha de Anjo. Esta atividade de gramática contém exercícios de classificação de sílabas, encontro consonantal, verbos no infinitivo, adjetivos e pronomes.

     Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Gramática    

Lindo Balão Azul –  Carinha de Anjo

    Eu vivo sempre no mundo da Lua

    Porque sou um cientista

    O meu papo é futurista

    É lunático

    Eu vivo sempre no mundo da Lua

   Tenho alma de artista

    Sou um gênio

    Sonhador e romântico

    Eu vivo sempre no mundo da Lua

    Porque sou aventureiro

    Desde o meu primeiro passo

    Ao infinito

    Eu vivo sempre no mundo da Lua

    Porque sou inteligente

    Se você quer vir com a gente

    Venha que será um barato

    Pegar carona

    Nessa cauda de cometa

    Ver a Via Láctea

    Estrada tão bonita


   Brincar de esconde-esconde

    Numa nebulosa

    Voltar pra casa nosso lindo balão azul

    https://www.letras.mus.br/carinha-de-anjo/lindo-balao-azul/

 

    Gramática

Após a escuta e leitura da música resolva as atividades a seguir:

1. Separe as sílabas das palavras e classifique os encontros consonantais em ditongo ou hiato.

a.sou =

b.gênio=

c.aventureiro=

d.primeiro=

e.cauda=

f.láctea=

g.via=

h.tão=

i.balão=

 

2. Grife os verbos na estrofe a seguir e indique se eles estão no presente, no passado ou no futuro.

 Eu vivo sempre no mundo da Lua

Porque sou um cientista

O meu papo é futurista

É lunático

R: 

 

3. ”… Eu vivo sempre no mundo da Lua…” a palavra destacada no verso é:

a.(   ) um pronome

b.(   )um verbo

c.(   )um adjetivo

d.(   )um substantivo

 

4. Na estrofe a seguir grife quatro substantivos e circule os adjetivos.

   Tenho alma de artista /Sou um gênio

Sonhador e romântico

Eu vivo sempre no mundo da Lua

Porque sou aventureiro

Desde o meu primeiro passo

Ao infinito

 

5. Analise a estrofe a seguir e grife os verbos que estão no infinitivo:

 Porque sou inteligente

Se você quer vir com a gente

Venha que será um barato

Pegar carona

Nessa cauda de cometa

Ver a Via Láctea

Estrada tão bonita

Brincar de esconde-esconde

Numa nebulosa

Voltar pra casa nosso lindo balão azul

 

6. Separe as sílabas das palavras a seguir e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.

a.venha- 

b.barato-

c.bonita-

d.esconde- 

e.nebulosa- 

f.nosso- 

g.lindo-

h.estrada- 

i.casa-

j.numa-

k.inteligente-

l.que- 

m.sou-  

 

7. Explique porque a personagem da música vive no mundo da lua?

 

8. Quais são as qualidades da personagem da história da música?

 

9. As palavras  que você escreveu no exercício anterior são chamadas de:

a.(   ) adjetivos.

b.(   ) substantivos.

c.(   )pronomes

d.(   )verbos

 

10. Você conhece essa música? Você gosta desse estilo? Comente o que você entendeu com a leitura da música?Qual é a mensagem que ela transmite?

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *