Atividade de português: Figura de linguagem, Prosopopeia – 1º ano do ensino médio

Atividade de língua portuguesa: Figura de linguagem, Prosopopeia - 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo da figura de linguagem “prosopopeia” (ou “personificação”), por meio de texto escrito por Rubens Alves. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este fragmento escrito por Rubem Alves:

    As máquinas sempre me fascinaram. Eu era menino de 5 anos, andando de pés descalços numa fazenda velha abandonada. Gostava de me assentar perto do monjolo, a água caindo do rego, o sobe-bate rítmico, musicado pela madeira que gemia, o monjolo trabalhava sem parar, sem se cansar, sem se queixar. Para mim, um monjolo era um prodígio técnico: eu não conhecia outros, mas o que fascinava não era o monjolo à minha frente, produto acabado; era o homem que inventara o monjolo, ausente. […]

Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2004.

 

Questão 1 – Procure no dicionário o significado da palavra “monjolo”. Em seguida, transcreva-o:

 

 

Questão 2 – Há o emprego da figura de linguagem prosopopeia (ou personificação) na seguinte passagem:

a) “As máquinas sempre me fascinaram.”

b) “Eu era menino de 5 anos, andando de pés descalços […]”

c) “[…] o monjolo trabalhava sem parar, sem se cansar, sem se queixar.”

d) “Para mim, um monjolo era um prodígio técnico […]”

 

Questão 3 – No trecho “[…] eu não conhecia outros, mas o que fascinava não era o monjolo à minha frente […]”, o termo destacado indica uma:

a) explicação

b) causa

c) comparação

d) oposição

 

Questão 4 – Em “[…] era o homem que inventara o monjolo, ausente.”, o tempo em foi empregado o verbo grifado sugere uma ação:

a) habitual no passado.

b) iniciada no passado e que continua no presente.

c) ocorrida em um passado remoto.

d) concluída em um passado recente.

 

Questão 5 – Justifique o emprego da vírgula no segmento “Para mim, um monjolo era um prodígio técnico […]”:

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Um comentário para Atividade de português: Figura de linguagem, Prosopopeia – 1º ano do ensino médio

  1. Raphael disse:

    Ótimo! Adorei a atividade, vou usar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *