Atividade de português: Conjunção conclusiva – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Conjunção conclusiva - 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, propõe o estudo da conjunção conclusiva, por meio de texto que trata dos benefícios do riso.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este fragmento do texto “O riso”:

   Partilhamos a nossa capacidade de rir com os nossos companheiros primatas – por exemplo, os chimpanzés “riem” se lhes fazem cócegas. O homem primitivo mostrava os dentes em sinal de agressão, ameaça ou advertência. Mas contorcendo o rosto ao mesmo tempo em que produzia sons estranhos, inarticulados e ritmados, ele transformava a agressão em afabilidade, a advertência em recepção cordial. “Quer lutar?” transformava-se em “Quer brincar?”

    Rir em conjunto é um modo de fortalecer os laços sociais entre as pessoas, pois o riso nos faz sair de nós mesmos e fornece o contato humano de que necessitamos para sobreviver. Mas traz outros benefícios.

    Quando rimos, fazemos entrar e sair mais ar dos pulmões do que durante a respiração normal e regular. Portanto, quando rimos, podemos estar introduzindo mais oxigênio no sangue, (estimulando a circulação). A frequência cardíaca aumenta também, ajudando todo o processo.

     […]

BOOHREM, R. L. Disponível em: <http://www.essencialsites.com.br>.

 

Questão 1 – Registra-se o emprego de conjunção conclusiva na seguinte passagem:

a) “[…] por exemplo, os chimpanzés “riem” se lhes fazem cócegas.”

b) “Mas contorcendo o rosto ao mesmo tempo em que produzia sons estranhos […]”

c) “Rir em conjunto é um modo de fortalecer os laços sociais entre as pessoas, pois o riso […]”

d) “Portanto, quando rimos, podemos estar introduzindo mais oxigênio no sangue […]”

 

Questão 2 – “[…] os chimpanzés “riem” se lhes fazem cócegas.”. Por que o verbo “riem” foi colocado entre aspas?

 

Questão 3 – Na parte “[…] ele transformava a agressão em afabilidade, a advertência em recepção cordial.”, o pronome destacado substitui, considerando-se o contexto:

 

Questão 4 – Assinale o segmento que consiste em uma comparação:

a) “Partilhamos a nossa capacidade de rir com os nossos companheiros primatas […]’

b) “O homem primitivo mostrava os dentes em sinal de agressão, ameaça ou advertência.”

c) “[…] fazemos entrar e sair mais ar dos pulmões do que durante a respiração normal e regular.”

d) “[…] podemos estar introduzindo mais oxigênio no sangue, (estimulando a circulação).”

 

Questão 5 – Indique conetivos que possam substituir “pois” na frase “[…] pois o riso nos faz sair de nós mesmos […]”:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *