Atividade de português: Conjunção alternativa – 9º ano

Atividade de português: Conjunção alternativa - 9º ano

    Atividade de português, indicada para os alunos do 9º ano, propõe o estudo do efeito de sentido provocado pelo uso de conjunção alternativa, na construção de notícia que tem como tema os cachorros. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

    Quem tem ou já teve cachorros sabe: eles são muito amigos e, também, super ciumentos. Na verdade, eles sentem uma série de emoções consideradas humanas, segundo uma pesquisa da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra. Os cientistas analisaram o comportamento de mil cães e seus donos. Registraram cenas de ciúme explícito, como um cão interrompendo, sem a menor cerimônia, momentos românticos de seu dono. O estudo de psicólogos e especialistas em comportamento animal desafia a tese de que somente pessoas e chimpanzés são capazes de experimentar as chamadas emoções secundárias como culpa, vergonha, ciúme ou orgulho, embora seja ponto pacífico que cães, gatos e outros animais têm emoções primárias, como ansiedade, surpresa e raiva.

REVISTA, Suplemento do jornal “O Globo”, de 17 de setembro de 2006.

 

Questão 1 – O gênero do texto lido é:

a) artigo de opinião

b) conto

c) propaganda

d) notícia

 

Questão 2 – No trecho “[…] como culpa, vergonha, ciúme ou orgulho […]”, a conjunção alternativa destacada indica a ideia de inclusão ou exclusão? Explique:

 

 

Questão 3 – Na passagem “Registraram cenas de ciúme explícito, como um cão interrompendo, sem a menor cerimônia, momentos românticos de seu dono.”, o termo grifado introduz:

a) uma exemplificação

b) uma opinião

c) uma comparação

d) uma sugestão

 

Questão 4 – “[…] gatos e outros animais têm emoções primárias, como ansiedade, surpresa […]”. Por que o verbo sublinhado é acentuado?

 

Questão 5 – A mesma razão justifica o acento das palavras:

a) já e chipanzés.

b) série e secundárias.

c) ciúme e cerimônia.

d) pacífico e primárias.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *