Atividade de português: Conjunção adversativa – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Conjunção adversativa - 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, permite o estudo da conjunção adversativa, na construção do texto Doces – sem culpa.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia: 

Doces – sem culpa

    Comer um docinho depois do almoço ou do jantar é sempre gostoso. O problema é que as sobremesas tradicionais geralmente não são lá muito saudáveis, pois costumam levar açúcar refinado e gorduras saturadas. E esses ingredientes, quando consumidos em excesso, podem favorecer o aparecimento de problemas preocupantes como diabetes e doenças do coração.

    Quem faz questão das guloseimas, porém, não precisa ficar passando vontade. Cada vez mais, confeiteiros têm buscado alternativas saudáveis – aproveitando o açúcar natural das frutas, apostando em gorduras menos prejudiciais e usando ingredientes menos processados. Com criatividade, é possível unir sabor e bem-estar. […]

Revista Todos – A vida é feita de histórias. Qual é a sua? – Outubro/Novembro, p.42.

 

Questão 1 – Há opinião no trecho:

a) “O problema é que as sobremesas tradicionais geralmente não são lá muito saudáveis […]”

b) “E esses ingredientes, quando consumidos em excesso, podem favorecer o aparecimento […]”

c) “Cada vez mais, confeiteiros têm buscado alternativas saudáveis […]”

d) “Com criatividade, é possível unir sabor e bem-estar.”

 

Questão 2 – Registra-se o emprego de conjunção adversativa na passagem:

a) “Comer um docinho depois do almoço ou do jantar é sempre gostoso.”

b) “[…] pois costumam levar açúcar refinado e gorduras saturadas.”

c) “Quem faz questão das guloseimas, porém, não precisa ficar passando vontade.”

d) “[…] em gorduras menos prejudiciais e usando ingredientes menos processados.”

 

Questão 3 – Em “[…] o aparecimento de problemas preocupantes como diabetes e doenças do coração.”, o termo sublinhado introduz uma:

a) explicação

b) observação

c) comparação

d) exemplificação

 

Questão 4 – “Cada vez mais, confeiteiros têm buscado alternativas saudáveis […]”. Explique o emprego do acento circunflexo no verbo destacado:

 

Questão 5 – Na parte “Com criatividade, é possível unir sabor e bem-estar.”, a vírgula indica uma inversão na ordem dos elementos que compõem a frase. Qual o objetivo do uso dessa inversão?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *