Atividade de português: Artigo definido – 2º ano do ensino médio

Atividade de língua portuguesa: Artigo definido - 2º ano do ensino médio

    Esta atividade de português propõe, aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, o estudo do artigo definido, tomando-se como referência, fragmento escrito por Fernando Sabino. A atividade compõe-se de questões de múltipla escolha. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este trecho escrito por Fernando Sabino:

    Sou um homem de meia-idade; e, como deixarei para sempre de fumar dentro de alguns minutos, a minha probabilidade de morrer daqui a pouco ficará reduzida à metade. Resta a outra metade, ou seja, a morte em decorrência de outras causas. Quanto a estas, não creio que haja nada a fazer. Não há outros vícios que eu possa abandonar, a não ser o de viver.

A falta que ela me faz. Rio de Janeiro: Record, 1991. 

 

Questão 1 – No segmento “Resta a outra metade, ou seja, a morte em decorrência de outras causas.”, o termo destacado sinaliza uma:

a) oposição

b) conformidade

c) explicação

d) conclusão

 

Questão 2 – Marque a alternativa em que a palavra grifada funciona como artigo definido:

a) “Sou um homem de meia-idade […]”

b) “[…] a minha probabilidade de morrer daqui a pouco […]”

c) “Quanto a estas […]”

d) “[…] não creio que haja nada a

 

Questão 3 – Ocorre a omissão de um termo oracional na seguinte passagem:

a) “[…] deixarei para sempre de fumar dentro de alguns minutos […]”

b) “[…] não creio que haja nada a fazer.”

c) “Não há outros vícios que eu possa abandonar […]”

d) “[…] a não ser o de viver.”

 

Questão 4 – Em “Quanto a estas, não creio que haja nada a fazer.”, a vírgula indica:

a) a inversão na ordem dos constituintes do período.

b) a inserção de termo.

c) a omissão de elemento oracional.

d) o deslocamento de expressão adverbial.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







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