Atividade de português: Colocação pronominal – 8º ano

Atividade de língua portuguesa: Colocação pronominal - 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, propõe o estudo da colocação pronominal, por meio de fragmento de texto, que explica sobre a técnica do seminário. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este fragmento do texto “Ensinando seminário”:

    O seminário é um instrumento que tem por objetivo permitir a um expositor que transmita informações a um público leigo sobre um determinado assunto pesquisado. Para que os ouvintes tirem proveito das informações, faz-se necessário que o expositor faça uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais, caso sejam necessários na apresentação. Por isso, quando se quer ensinar apresentação de seminário aos alunos, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa (transmitir, com eficácia, as informações) deve ser garantido.

SILVA, I. D. Ensinando seminário. Nova Escola. São Paulo: Abril, set. 2005.

 

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) criticar

b) entreter

c) instruir

d) informar

 

Questão 2 – Identifique o objetivo do seminário:

 

Questão 3 – Na passagem “[…] que o expositor faça uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais […]”, o conectivo destacado indica uma:

a) adição

b) comparação

c) conformidade

d) exemplificação

 

Questão 4 – Em “Por isso, quando se quer ensinar apresentação de seminário aos alunos, é fundamental que o trabalho seja planejado […]”, o termo grifado estabelece uma relação de:

a) condição

b) oposição

c) concessão

d) conclusão

 

Questão 5 – “Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa […]”. Explique a posição do pronome átono nesse segmento:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *