Atividade de português: Complete com adjetivos – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Complete com adjetivos - 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português solicita, aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, o encaixe dos adjetivos empregados na descrição e avaliação de musical sobre o obra de Jorge Amado. Nesse cenário, são contempladas as noções de coerência e coesão textual, bem como do processo de argumentação. 

    Você pode baixar esta atividade atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Atividade: Leia atentamente o texto, completando-o com os adjetivos, indicados a seguir, empregados na descrição e na avaliação de um musical.

belas                  genuíno                 feminina                  cômicas                   difícil

 brejeiro                   excepcionais                humorístico               célebre                      grande

Musical

Obra de Jorge Amado ganha versão com enfoque na ascensão feminina

Ancorado do texto de Adriana Falcão, o diretor João Falcão rememora Gabriela, Cravo e Canela com originalidade

    O segundo ato, melhor que o primeiro. E alguns números _____________________, conduzidos por duas dezenas de cantores-intérpretes e cinco instrumentistas, afinam a invenção. Está armada uma superprodução musical com sotaque ______________________.

    Ancorado no texto de Adriana Falcão, o diretor João Falcão rememora Gabriela, Cravo e Canela com originalidade. Protagonista, Daniela Blois tem a voz do sonho, aliada de seu tipo físico ______________________, sem intenção de voluptuosidade. Seu Nacib, por Danilo Dal Farra, alcança um ______________________ tom ______________________. O musical vive da graça, até mesmo quando o roteiro de reviravoltas não parece buscar explicações, dependente que é de um conhecimento prévio da história, assemelhada à _______________________ adaptação para a tevê, de 1975.

    Há _____________________ interpretações, como a Malvina de Ingrid Gaigher ou a inventiva personalidade narradora de Tuísca, por Eliane Carmo e Mauricio Tizumba. Duplas ______________________ ampliam os comentários em torno da história da jovem sem-terra, deslocada socialmente, que acabou ao lado de um turco pequeno-burguês ingênuo e bom. 

    Nesta versão da obra de Jorge Amado, a situação central parece ser a da ascensão _______________________ em meio à seca e ao preconceito, explorados pelo coronelismo. E a música brasileira surge como ________________________ personagem. A montagem recorta e cola canções de inúmeros compositores, como Pixinguinha, Dorival Caymmi, Arnaldo Antunes ou Raul Seixas, de modo a fazer com que tenham nascido para Gabriela cantar. 

PAVAM, Rosane. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em: 29/06/16.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *