Projeto de Leitura: Livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” – 1º ao 3º ano

Projeto de Leitura: Livro "Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!" - 1º ao 3º ano

    Projeto Interdisciplinar de leitura, para estudantes do 1º , 2º e 3º  ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação do livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” da autora Lucimar Rosa Dias. Com este  livro é possível trabalhara valorização étnica,  entre outros temas.

    Esta projeto de leitura está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.



 

 

    Baixe este projeto em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E PRODUÇÃO

LIVRO: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!

Autora: Lucimar Rosa Dias – EDITORA ALVORADA

 

 

Responsáveis pelo projeto:

Período:

Público Alvo: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental

 

1.Justificativa

    Promover o apreço pela leitura  além de   favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno. Proporcionar a interdisciplinaridade e promover o reconhecimento e a valorização das etnias e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único.

 

 2.Objetivos Gerais

  • Estimular a participação de situações de comunicação oral e escrita habilitando os educando  progressivamente a expressar desejos, necessidades e vontades;
  • Promover o gosto e o hábito pela leitura;
  • Aprimorar a leitura oral do  aluno;
  • Desenvolver suas habilidades para uma escrita;
  • Promover a reflexão sobre os temas propostos no livro;
  • Apresentar pontos de vistas sobre os assuntos abordados na temática do livro;
  • Proporcionar a interdisciplinaridade;
  • Expressar-se livremente;
  • Pensar sobre as atitudes que vivenciam na sala de aula e na vida.
  • Levar o aluno a perceber a importância de evitar atitudes preconceituosas.
  • Incentivar o aluno a valorizar sua autoestima.
  • Entender uma sociedade onde a diferença é considerada um valor.
  • Questionar os estereótipos de raça de modo lúdico.
  • Compreender que cada pessoa tem um jeito diferente de ser.

 

3. Metodologia

  • Leitura prévia do livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
  • Explicações através das imagens e formas geométricas presentes no  livro sobre: linhas curvas, reta, corpos redondos e não-redondos, figuras geométrica planas, sólidos e medidas de comprimento.
  • Elaboração de tabelas de comparação com auxílio do professor.
  • Exercícios de compreensão do livro.
  • Debates.
  • Produção de pequenos textos com temas atuais tendo a professora como escriba.
  • Pesquisa sobre animais de estimação dos colegas da sala.
  • Músicas e  vídeos: Você vai gostar de mim: Xuxa e  o  Valor das diferenças.
  • Apresentação de coreografia referente às musicas citadas acima.
  • Elaboração do mural das diferenças com o título do livro.

 

  1. Materiais Utilizados:
  • Livro paradidático: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
  • Uso da sala de informática:  aplicativos de elaboração de gráficos e tabelas.
  • Questionário que deverá ser respondido pelos alunos no momento da entrevista.
  • Lápis, borracha, caderno.
  • Computador.
  • Projetor.
  • Som.
  • Pendrive.
  • Revistas velhas para recortes.
  • Cola, tesoura, papel pardo, e papel crepom.

 

5.Avaliação:

    Será através da participação dos alunos nos debates na sala de aula durante a leitura do livro, resultados das atividades que serão corrigidos com a participação dos alunos,  interesse dos alunos em participar das atividades propostas.

 

6.Fontes:

Livro: Cada um do seu jeito, cada jeito é de um!

Autora: Lucimar Rosa Dias – EDITORA ALVORADA

 

7.Anexos – MATEMÁTICA

 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

1) OBSERVE A IMAGEM:

VAMOS MEDIR O COMPRIMENTO DOS COLEGAS DA SALA, EM SEGUIDA MONTAR UMA TABELA, ASSIM PODEREMOS COMPARAR AS ALTURAS DA TURMA.

MENINOS

MENINAS

ALTOS

BAIXOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) OBSERVE OS ANIMAIS PRESENTES NA IMAGEM. FAÇA UMA PESQUISA SOBRE QUE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO SEUS COLEGAS DE SALA TEM EM CASA, EM SEGUIDA, VAMOS MONTAR UMA TABELA.

 

ANIMAIS

QUANTIDADES

CACHORRO

 

GATO

 

PÁSSARO

 

PEIXE

 

TARTARUGA

 

 

3) OBSERVE A IMAGEM:

ASSINALE COM UM (X) AS ALTERNATIVAS QUE APRESENTAM  FIGURAS  QUE APARECEM NAS JANELAS DA ESCOLA.

 

4) ASSINALE COM UM (X) NAS FIGURAS ABAIXO QUE SÃO PARECIDAS COM O PRÉDIO DA ESCOLA.

 

5) QUAIS TIPOS DE LINHAS PODEMOS VISUALIZAR NESTA IMAGEM DO LIVRO? ASSINALE COM UM (X) NAS RESPOSTAS CORRETAS:

 

 

7.1 Anexos – LÍNGUA PORTUGUESA

 

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 

1) OBSERVE A IMAGEM:

FAÇA  UM  (X)  NO  QUADRADINHO  ONDE  ESTÁ ESCRITO O NOME DO ANIMAL QUE APARECE  NA  IMAGEM: 

          GATO

          PATO

          RATO

          MATO

 

2) MARQUE UM X   NO  QUADRADINHO  EM  QUE  APARECE  O  NOME QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM BAIXO.

        LUANDA

        LUANDRA

        LUCIANA

        LUZIANA

 

3) OBSERVE A IMAGEM:

FAÇA  UM ( X)  NO QUADRADINHO  ONDE  ESTÁ  ESCRITO  A  PALAVRA   “altura “ QUE  VOCÊ  VÊ  NA  IMAGEM.

        ALTURA

        ALMA

       ALGEMA

       FIGURA

 

4) OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E MARQUE UM (X) NO QUADRADINHO  ONDE  ESTÁ  ESCRITO  A  PRIMEIRA  LETRA  DA PALAVRA  QUE  VOCÊ  VÊ.

 

 

 

 

 

 

       D

       B

       C

       A

 

5) OBSERVE A IMAGEM:

MARQUE UM (X) NA ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS DUAS COISAS QUE O PAI DE LUANDA GOSTA DE FAZER:

         COZINHAR  E  LAVAR

          VER  FUTEBOL   E  LAVAR  ROUPA

          COZINHAR  E  PASSAR  ROUPA

          VER  FUTEBOL    E  COZINHAR

 

6) OBSERVE  A  IMAGEM:

FAÇA  UM  X  NO QUADRADINHO  ONDE  ESTÁ  ESCRITO  A  PRIMEIRA  E   A ÚLTIMA  LETRA  DO   NOME  DA  MENINA.

        L ,  D

        L , A

        C ,  A

        A ,  D

 

7) OBSERVE A IMAGEM:

CONTE  O   NÚMERO   DE  SÍLABAS  QUE   TEM  A  PALAVRA  INDICADA  PELA  SETA  NA  IMAGEM  E  DEPOIS  MARQUE  O  QUADRADINHO  QUE  REPRESENTE  ESSE  NÚMERO.

        1

        2

        3

        4

 

8) OBSERVE A IMAGEM E  MARQUE  COM  UM  (X ) NO QUADRADINHO  DA  FRASE  QUE  CORRESPONDE  A AÇÃO PRATICADA PELA MENINA.

           A  MENINA  ESTÁ  CARREGANDO  UM  BALDE.

           A   MENINA  ESTÁ  CARREGANDO  LIVROS.

           A  MENINA   ESTÁ  CARREGANDO  UMA  VASSOURA.

            A  MENINA  ESTÁ  CARREGANDO  UM  SAPATO.

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva – Graduada em Letras

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *