Interpretação de texto: O ato de estudar – 1º ano do ensino médio

Interpretacao-de-texto-O-ato-de-estudar-Paulo-Freire-1º-ano-do-Ensino-Medio-PDF_01

    Interpretação de texto, de autoria de Paulo Freire, que trata de forma reflexiva da importância do ato de estudar. As questões propostas são voltadas para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio. 

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O ato de estudar

    Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam transportando numa caminhoneta cestos cheios de cacau para o sitio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a caminhoneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Passaram. Desceram da caminhoneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da caminhoneta passassem sem atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.

    Não se estuda apenas na escola.

    Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.

    Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.

    Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Não importa que o estudo seja feito noutro local e noutro momento, como o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos. Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal?

    Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário!

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler.  São Paulo: Cortez, 2001. p.57-58.

 

Questão 1 – Identifique a finalidade do texto lido:

 

Questão 2 – Registra-se uma opinião na passagem:

a) “Tinha chovido muito toda noite.”

b) “Era difícil andar.”

c) “Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.”

d) “Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.”

Questão 3 – “Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal.”. Nesse segmento, os verbos sublinhados expressam:

a) uma ordem

b) um desejo

c) uma orientação

d) uma advertência

Questão 4 – “Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno.”. Por que o verbo “havia” foi empregado no singular nesse trecho?

 

Questão 5 – Em “Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.”, o termo destacado introduz:

a) uma comparação

b) uma explicação

c) uma oposição

d) uma conclusão

Questão 6 – Em todas as alternativas, os termos grifados indicam a ideia de tempo, exceto em:

a) “Às vezes, os pés apenas escorregavam nela.”.

b) “Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno […]”

c) “Pedro e Antônio estudaram enquanto

d) “Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.




Um comentário para Interpretação de texto: O ato de estudar – 1º ano do ensino médio

  1. Eva Advíncula disse:

    Atividades maravilhosas. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *