Avaliação de língua portuguesa – 5º ano

prova de língua portuguesa 5º ano

Esta é uma avaliação voltada a alunos do quinto ano, nesta atividade podemos avaliar a capacidade da criança interpretar textos, conjugação verbal, plural, ordem alfabética, classificação quanto a sílaba tônica e complete com S ou Z/ lh ou l.

A prova está disponível para download em dos formatos para que você possa escolher a que mais se adaptar a suas necessidades, você pode baixar também a atividade respondida. Os modelos d a prova de português são Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir).

Baixe a avaliação em:

 

 

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA:____________

NOME:________________________________________________________________________

 

Avaliação de Língua Portuguesa

 

 

O porco mais limpo do mundo

 

No mundo dos animais domésticos, os porcos sempre foram discriminados. São considerados os bichos mais sujos, imundos e bagunceiros do reino animal. Em outras palavras,“porcos”.

Talvez esse preconceito exista justamente porque são raras as pessoas que tiveram a oportunidade de ver um porco tomando banho, penteando os cabelos, lavando as orelhas, aparando o casco e usando desodorante.

Foi esse tipo de preconceito que ocupou o pensamento de Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo quando viram que o novo morador do prédio que habitavam seria um porco.

Gabriela Galinha foi a primeira a torcer o bico e resmungar: ”MeuDeus!É…um porco! Um porco que vem morar aqui! Assim não dá. Todo mundo sabe que os porcos são bagunceiros, sujos e lamacentos.” Clóvis Coelho e Doutor Raposo concordaram plenamente com as palavras da vizinha e logo começaram a procurar defeitos no comportamento do novo habitante.

Durante sua mudança, o Porco derrubou alguns pedaços de lenha na calçada e um saco de farinha na escada do edifício. Ainda deixou algumas pegadas de barro pelo corredor. Os vizinhos, ao verem aquela sujeira, pensaram que o prédio iria se transformar num chiqueiro. O que os bichos não viram foi que o próprio porco se encarregou de limpar tudo. Corroídos pelo preconceito, preferiram dar mais atenção ao ato de sujar do que ao ato de limpar do novo morador.

Com o hálito exalando raiva, a Galinha, o Coelho e o Raposo resolveram tirar satisfações como Porco por sua conduta “porca”. Através de uma conversa simples e direta, descobrem que foi o próprio porco que limpou toda sujeira. Constrangido,percebem que julgaram prematuramente o novo vizinho.

Essa história que revela de maneira simples como o preconceito pode evitar que as pessoas enxerguem a verdade, mostra às crianças, de maneira simples, como o preconceito nasce como um sentimento desprovido de sentido e razão.  Um sentimento que nasce no interior daquele que sente e não daquele que sofre, o preconceito.

Marcos Losnak. Jornal Folha de Londrina, 2out.2000

 

Questões

 

1)    Qual é o título do texto?

______________________________________________________________________________

2)    Quem é o autor do texto?

______________________________________________________________________________

3)    Qual é a ideia principal do texto?

______________________________________________________________________________

4)    Quais são os personagens principais do texto?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

5)    Quem era o novo morador do prédio?

______________________________________________________________________________

6)    O que os vizinhos pensaram do novo morador?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

7)    O que os vizinhos descobriram quando foram reclamar com o novo vizinho? Como eles se sentiram?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

8)    Em suas palavras explique o que é preconceito.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

9)    Qual é o preconceito que existe em relação aos porcos?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

10) Em sua opinião os porcos são sujos? Justifique sua resposta

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

11) Hoje em dia ainda existem muitas formas de preconceito. Cite 3 exemplos de preconceitos reais, que acontece com os seres humanos.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

12)Você acha certo o comportamento dos vizinhos em relação ao porco? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

13) Marque a alternativa que contem o significado correto da palavra prematuramente:

a)    (    ) perigosamente

b)    (    ) antecipadamente

c)    (    ) severamente

 

14) Complete as lacunas com os verbos, conjugando-os como se pede

a)    ClóvisCoelho__________________________ desculpa ao novo vizinho. (pedir – pretérito)

b)    GabrielaGalinha __________________ envergonhada por essa atitude. ( ficar – presente)

c)    O porco ___________________________ com o preconceito das pessoas.(sofrer – futuro)

 

15) Passe as frases abaixo para o plural de forma correta:

a)    Minha amiga ganhou um carro lindo.

______________________________________________________________________________

b)    Eu como pipoca.

______________________________________________________________________________

 

16) Coloque as palavras sublinhadas em ordem alfabética.

Durante sua mudança, o Porco derrubou alguns pedaços de lenha na calçada e um saco de farinha na escada do edifício. Ainda deixou algumas pegadas de barro pelo corredor. Os vizinhos, ao verem aquela sujeira, pensaram que o prédio iria se transformar num chiqueiro. O que os bichos não viram foi que o próprio porco se encarregou  de limpar tudo. Corroídos pelo preconceito, preferiram dar mais atenção ao ato de sujar do que ao ato de limpar do novo morador.

 

1 – _______________________________       4 – _______________________________

2 – _______________________________       5 – _______________________________

3 – _______________________________       6 – _______________________________

 

17)Separe as silabas e classifique-as em Oxítona, Paroxítona ou proparoxítona:

a)    Porco: ___________________________________________________________________

b)    Lenha: ___________________________________________________________________

c)    Saco: ____________________________________________________________________

d)    Farinha: __________________________________________________________________

e)    Barro: ___________________________________________________________________

f)     Morador: _________________________________________________________________

 

18)Complete com S ou Z

ro___a

famo___a

a___arado

pe __ inho

 

19)Complete com lh ou l:

fami  _ ia

pa___a

sandá___ia

bo___a

 

20)Faça uma ilustração da história

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação de matemática – 5º ano

prova de matemática 5º ano

Esta é uma avaliação de matemática voltada a alunos do quinto ano, esta avaliação contém atividade de:

  • Múltiplos de 7, 5, 12;
  • Expressões numéricas;
  • Ângulos;
  • Polígonos e
  • as 4 operações.

Esta atividade está disponível para download em dois modelos, em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir). Estamos disponibilizando também a avaliação respondida.

Baixe esta prova em:

 

 

 

 

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA:____________

NOME:________________________________________________________________________

 

Avaliação de Matemática

 

1)    Escreva abaixo os múltiplos que se pede:

a)   Múltiplos de 7:  ____________________________________________________________

b)   Múltiplos de 5:_____________________________________________________________

c)    Múltiplos de 12: ____________________________________________________________

 

2)    Calcule a expressão abaixo:

80 – ( 5 x 4 + 3 + 25 ) ÷ 6

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

 

3)    Nas questões abaixo sobre geometria, responda V (verdadeiro) ou F (falso):

a)   (    ) Chamamos de paralelogramos os quadriláteros com dois pares de lados paralelos.

b)   (    ) Para medir ângulos utilizamos o transferidor.

c)    (    ) A parte da reta que fica entre dois pontos chama-se semirreta.

d)   (    ) O segmento da reta que vai do centro a um ponto qualquer da circunferência chama-se raio

e)   (    ) Medimos em centímetros a abertura dos ângulos.

 

4)    Desenhe os ângulos que se pede:

a)    Ângulo reto.                                                               B) maior que o ângulo reto

 

 

 

 

 

 

5)    Desenhe abaixo um hexágono:

 

 

 

 

 

 

 

6)    Resolva as contas abaixo:

a)    346+1579+7=______________                                       g) 5970×346=_______________

b)    48+8589+407=_____________                                       h) 45×4586=________________

c)    21548+7004=______________                                       i) 508×10=_________________

d)    78465-40548=_____________                                        j) 950÷10=_________________

e)    5117-5058=_______________                                        k) 789÷3=__________________

f)     3040-926=________________                                        l) 4678÷2=_________________

 

 

Avaliação de língua portuguesa – 5º ano

prova de língua portuguesa 5º ano

Esta é uma avaliação de português voltada a alunos do quinto ano do ensino fundamental, esta avaliação analisa os conhecimentos da criança em relação a:

  • Leitura e interpretação de texto;
  • Análise da estrutura do poema;
  • Separação de silabas;
  • Classificação das palavras em relação a quantidade de silabas;
  • Adjetivos comparativos de inferioridade, de igualdade e de superioridade.

Esta prova de língua portuguesa está disponível para download em dois formatos, em Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir). Estamos disponibilizando também a atividade com as respostas.

 

 

Baixe esta avaliação em:

 

 

 

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA:____________

NOME:________________________________________________________________________

 

Avaliação de Língua Portuguesa

 

Um écinco, trêsédez!

 

Desce o morro todo dia,

é preciso trabalhar.

Na rua, no mercado,

onde o trabalho pintar!

 

Na esquina, não se aperta,

trabalhando de engraxate.

Já tem freguesia certa,

porque engraxa com arte.

 

No sinal,revende atento

as ofertas do momento.

Se faz frio,vende luva:

quando chove, guarda-chuva.

 

“_ Um é cinco,três é dez _”

repete um monte de vezes.

E o preço sai parecido

com a cara do freguês.

(SantuzaAbras,BH.Formato,1998.)

 

Questões

 

1)    Qual é o título do texto?

______________________________________________________________________________

2)    Quantos versos tem o poema?

______________________________________________________________________________

3)    Quantas estrofes têm o poema?

______________________________________________________________________________

4)    Do que a pessoa trabalha?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

5)    Por que ele trabalha de tantas coisas diferentes? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

6)    O que acontece a uma criança que trabalha? Cite os pontos positivos e negativos.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

7)    Separe as silabas das palavras sublinhadas e classifique-as em: monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílabas.

No sinalrevende atento

as ofertas do momento.

Sfaz frio, vende luva:

quando chove, guarda-chuva.

1-

2-

3-

4-

5-

8)    Leia as frases abaixo e classifique-as de acordo com o grau do adjetivo, como: comparativo de inferioridade, comparativo de superioridade ou comparativo de igualdade.

a)    Ser faxineira é tão digno quanto ser médica.

b)    O morador de rua é menos respeitado do que um político.

c)    Sua inteligência é tão desenvolvida quanto a dos outros.

d)    Joãozinho é mais educado do que os outros meninos.

 

 

Avaliação de língua portuguesa – 4º ano

prova de português 4º ano

Esta é uma avaliação de português voltado a alunos do quarto ano. Esta prova está sendo disponibilizada em dois modelos com as mesmas questões, prova A e B, ambas com as respostas.

Esta avaliação está disponível para download em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

Prova – A:

 

Prova – B:

 

 

 

ESCOLA ________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA:____________

NOME:________________________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 I - LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE 1 A 7.

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

            A ALGUNS MILHARES DE ANOS ATRÁS AS COISAS ERAM MUITO DIFERENTES, NÃO EXISTIAM CIDADES, CARROS, A ESCRITA, ETC. AS PESSOAS VIVIAM EM CAVERNAS E COMIAM O QUE COLHIAM OU CAÇAVAM.

            FOI A PARTIR DA NECESSIDADE DE REGISTRAR OS PENSAMENTOS E PASSAR CONHECIMENTOS, CRIOU-SE AS PINTURAS RUPESTRES (OS DESENHOS NAS CAVERNAS), SENDO USADA COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO.

            MESMO HOJE EM DIA ALGUMAS TRIBOS INDÍGENAS, NÃO UTILIZAM A ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELES PASSAM SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE LENDAS.

            FORAM CRIADAS INÚMERAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA COMO: CARTA, BILHETE, FAX, TELEGRAFO, LIVRO, JORNAL, E-MAIL, BLOGS, MENSAGEM DE TEXTO, ETC.

            NO SÉCULO IX POUCAS PESSOAS SABIAM LER E ESCREVER, ISSO ERA PRIVILÉGIO PARA POUCOS. OS LIVROS, POR EXEMPLO, ERAM ESCRITOS, ILUSTRADOS E COPIADOS POR MONGES, COMO TUDO ERA FEITO A MÃO  DEMORAVA MUITO TEMPO PARA FICAR PRONTO.

            COM A COMUNICAÇÃO ESCRITA O HOMEM PASSOU A UTILIZAR CARTAS PARA SE COMUNICAR COM PESSOAS QUE MORAVAM EM OUTROS LUGARES DISTANTES. PARA ESCREVER UMA CARTA DEVEMOS NOS ATENTAR A ESTRUTURA QUE ELA POSSUI: CABEÇALHO, SAUDAÇÃO, MENSAGEM, DESPEDIDA E ASSINATURA. PRECISAMOS DE UM ENVELOPE SELADO PARA MANDAR A CARTA, NA PARTE FRONTAL DEVEMOS ESCREVER AS INFORMAÇÕES DO DESTINATÁRIO E NO VERSO AS INFORMAÇÕES DO REMETENTE.

            PODEMOS NOS COMUNICAR COM PESSOAS MUITO PRÓXIMAS UTILIZANDO BILHETE, ELE É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE TRANSMITE UMA MENSAGEM MAIS CURTA E DIRETA.

 

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO? (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

2)    QUANTOS PARÁGRAFOS POSSUI O TEXTO? (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

3)    QUANTAS FRASES POSSUI O TEXTO? (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

4)    O QUE LEVOU OS HOMENS A CRIAR À ESCRITA? (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

5)    ATUALMENTE TODOS USAM A COMUNICAÇÃO ESCRITA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. (1  PONTO)

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

6)    CITE DOIS MEIO DE COMUNICAÇÃO ESCRITA: (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

7)    QUEM PRODUZIA OS LIVROS NO SÉCULO IX? (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

 

II – LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE 8 A 10.

 

CONVITE

BRINCAR COM PALAVRAS

COMO SE BRINCA

COM BOLA, PAPAGAIO, PIÃO

 

SÓ QUE

BOLA, PAPAGAIO, PIÃO

DE TANTO BRINCAR

SE GASTAM.

 

AS PALAVRAS NÃO:

QUANTO MAIS SE BRINCA COM ELAS

MAIS NOVAS ELAS FICAM.

 

COMO A ÁGUA DO RIO

QUE É ÁGUA SEMPRE NOVA.

 

COMO CADA DIA

QUE É SEMPRE UM NOVO DIA.

 

VAMOS BRINCAR DE POESIA?

8)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO? (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

9)     QUANTAS ESTROFES, POSSUI ESTE TEXTO? (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

10) QUANTOS VERSOS HÁ NESTE TEXTO? (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

 

III – QUESTÕES DE CONHECIMENTO DO QUE FOI ESTUDADO

11) CONJUGUE OS VERBOS ABAIXO, NOS TRÊS TEMPOS. (1 PONTO)

INFINITIVO PASSADO PRESENTE FUTURO
ESCREVER      
FALAR      
LER      

 

12) ESCREVA PALAVRAS SINÔNIMAS PARA AS PALAVRAS ABAIXO: (1 PONTO)

PALAVRA SINÔNIMO
NECESSITA  
ÁRDUO  
OBSERVE  
RACIOCINE  

 

13) ESCREVA ABAIXO 5 DÍGRAFOS: (0,5 PONTOS)

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

14) ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO: (1 PONTO)

PALAVRA ADJETIVO
MENINA  
LUGAR  
CASA  
HOMEM  

 

15) COMPLETE A TABELA COM O QUE SE PEDE:  (1 PONTO)

PRIMITIVO DERIVADO
PEDRA  
  MALDADE
CASA  
  AGUACEIRO

 

Avaliação de língua portuguesa – 1º ano

Prova de português - 1ºano

Esta é uma avaliação de português voltada a alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Esta prova avalia o conhecimento do aluno em relação a identificação de letras do alfabeto, identificação de vogais e consoantes, escrita do nome completo, identificar letra inicial, auto ditado, conhecer o som das vogais e ditado.

Esta atividade está disponível para download em Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

Baixe esta atividade em:

 

 

 

 

Prova de português - 1ºano

Avaliação de português – 1ºano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova de português - 1ºano

Avaliação de português – 1ºano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova de português - 1ºano

Avaliação de português – 1ºano

Avaliação de matemática – 1º ano

Prova de matemática - 1º ano

Esta é uma avaliação de matemática, voltada a alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Esta prova avalia o conhecimento do aluno em relação a sequência numérica, relacionar número e quantidade, soma e subtração simples com desenhos, identificar as formas geométricas, representar as quantidades.

Esta avaliação está disponível para download em dois formatos Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

 

Baixe esta atividade em:

 

 

 

Prova de matemática - 1º ano

Avaliação de matemática – 1º ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova de matemática - 1º ano

Avaliação de matemática – 1º ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova de matemática - 1º ano

Avaliação de matemática – 1º ano

Avaliação de história: A comunicação – 4º ano

Prova de história: A comunicação - 4º ano

Esta é uma avaliação de história que fala sobre os meios de comunicação e a história da comunicação humana.

Esta prova está sendo disponibilizada em dois modelos, A e B, ambas com as mesmas questões mas com a ordem diferente. As duas avaliações estão sendo disponibilizadas juntamente com as respostas.

Você pode fazer download da atividade em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

Prova – A:

 

Prova – B:

 

 

 

Escola ____________________________________________________Data:_____/_____/_____

Prof:______________________________________________________Turma:______________

Nome:_________________________________________________________________________

 

Avaliação de história

 

1)    As pessoas que não falam, utilizam qual forma de comunicação?

a)    Somente escrita

b)    Conversa

c)    Sinais

 

2)    Como se comunicam os animais?

a)    Comunicação oral

b)    Comunicação escrita

c)    Sons e gestos

 

3)    Qual o idioma oficial do Brasil?

a)    Brasileiro

b)    Português

c)    Brasil

 

4)    Cada região tem uma forma de falar diferente, como isso se chama?

a)    Regionalismo

b)    Gíria

c)    Local

 

5)    Antigamente, qual era a principal forma de comunicação entre pessoas que moravam longe?

a)    Carta

b)    Fala

c)    Internet

 

6)    Como se chama a empresa que distribui as cartas no Brasil?

a)    Correios

b)    Internet

c)    Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – E.C.T.

 

7)    Quais são os principais meios de comunicação modernos?

a)    Carta e mensagem

b)    Internet e telefone

c)    Escrita e fala

 

8)    Quem criou o telefone?

a)    Antonio Carlos

b)    Alexander Graham Bell

c)    José Roberto

 
%

Avaliação de geografia: geografia do Brasil e localização espacial – 4º ano

Esta é uma avaliação de geografia que trada dos estados e regiões brasileiras, e também do sistema de mapas e localização. Esta avaliação é voltada a alunos do quinto ano.

Estamos disponibilizando esta atividade e as respostas para download em dois formatos Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir). A prova tem dois modelos com as mesmas questões, prova A e B.

 

 

 

Você pode também encontrar o conteúdo de estudo, resumido, para esta prova em:

Baixe esta prova em:

Prova A: 

Prova B:

 

 

 

ESCOLA ____________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:____________________________________TURMA:__________

NOME:____________________________________________________

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

1)    ESCREVA O NOME DO ESTADO, CIDADE E MUNICÍPIO EM QUE VOCÊ MORA?

__________________________________________________________

_________________________________________________________

__________________________________________________________

2)    A QUAL REGIÃO SEU ESTADO PERTENCE? CITE DOIS ESTADOS QUE PERTENCEM A ESTA REGIÃO.

__________________________________________________________

__________________________________________________________

3)    OBSERVE O MAPA PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO.

 

Mapa: Brasil politico

Mapa: Brasil politico

 

 

a)    PINTE CADA REGIÃO DE UMA COR E COMPLETE A LEGENDA COM A MESMA COR.

b)    QUANTAS E QUAIS SÃO AS REGIÕES EXISTENTES NO BRASIL?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

c)    QUANTOS E QUAIS SÃO OS ESTADOS BRASILEIROS?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

d)    QUAL REGIÃO TEM MENOS ESTADOS? E QUAL TEM MAIS?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

4)   PARA QUE SERVEM AS LEGENDAS?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

5)   QUAL A DIFERENÇA ENTRE PLANTA E MAPA?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

6)   PARA QUE SERVE A ROSA DOS VENTOS?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

7)   QUAIS SÃO OS PONTO CARDEAIS?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

 

Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano

Prova de ciências: O sistema solar - 4º ano

Esta é uma avaliação de ciências voltada a alunos do quarto ano, o tema desta prova é O sistema solar.

Estamos disponibilizando esta avaliação, com as mesmas questões, com duas versões A e B. O objetivo é que o professor tenha a opção de ter provas diferentes, para que o aluno não copie dos colegas e de fato mostre seu conhecimento real.

Esta prova está disponível em modelo do Word ( modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir). E estamos disponibilizando também as respostas.

 

 

 

Você pode acessar a revisão da matéria para esta atividade em: Revisão de ciências – 4º ano 

 

Faça o download desta avaliação de ciências em:

 

  • PROVA – A:

- Word: Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano

- PDF: Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano

- Respostas: Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano_RESPOSTAS

 

  • PROVA – B:

- Word: Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano

- PDF: Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano

- Respostas: Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano_RESPOSTAS

 

 

PROVA – A

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:_______________________________________________________TURMA:___________

NOME:________________________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

1)    COMO SE CHAMA NOSSA GALÁXIA? (1 ponto)

a)    VIA – LEITE

b)    VIA – MARTE

c)    VIA – LÁCTEA

 

2)    COMO SE CHAMA O CONJUNTO DE PLANETAS A QUE PERTENCE A TERRA? (1 ponto)

a)    UNIVERSO

b)    SISTEMA SOLAR

c)    VIA – LÁCTEA

 

3)    QUAL SÃO OS NOMES DOS PLANETAS DO NOSSO SISTEMA SOLAR? (1 ponto)

a)    MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO

b)    TERRA, SATURNO, URANO, NETUNO, PLUTÃO

c)    MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO, NETUNO E PLUTÃO

 

4)    QUAL ASTRO EM QUE OS PLANETAS GIRAM EM TORNO? (1 ponto)

a)    LUA

b)    SOL

c)    ESTRELA D’ALVA

 

5)    O QUE É ORBITAR? (1 ponto)

a)    SÃO OS OLHOS

b)    É O CAMINHO QUE O PLANETA FAZ EM TORNO DO SOL

c)    É UMA FRUTA

6)    COMO O HOMEM OBSERVA O ESPAÇO, MAIS DE PERTO? (1 ponto)

a)    A OLHO NU

b)    COM LUNETAS, TELESCÓPIOS, SONDAS, ETC.

c)    COM A TELEVISÃO

 

7)    COMO SE CHAMA O MOVIMENTO DA TERRA EM TORNO DELA MESMA? (1 ponto)

a)    GIRO

b)    SAZONAL

c)    ROTAÇÃO

 

8)    COMO SE CHAMA O MOVIMENTO DA TERRA EM TORNO DO SOL? (1 ponto)

a)    TRANSLAÇÃO

b)    PALPITAÇÃO

c)    GIRO

 

9)    A INCLINAÇÃO SAZONAL É RESPONSÁVEL POR…………….? (1 ponto)

a)    ESTAÇÕES DO ANO

b)    CALOR

c)    INVERNO

 

10) QUAL BASICAMENTE É O RITMO CIRCADIANO DO SER HUMANO? (1 ponto)

a)    NOTURNO

b)    VESPERTINO

c)    DIURNO

 

 

PROVA – B

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:_______________________________________________________TURMA:___________

NOME:________________________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

1)    COMO SE CHAMA O MOVIMENTO DA TERRA EM TORNO DO SOL? (1 ponto)

a)    TRANSLAÇÃO

b)    PALPITAÇÃO

c)    GIRO

 

2)    QUAL BASICAMENTE É O RITMO CIRCADIANO DO SER HUMANO? (1 ponto)

a)    NOTURNO

b)    VESPERTINO

c)    DIURNO

 

3)    COMO SE CHAMA O CONJUNTO DE PLANETAS A QUE PERTENCE A TERRA? (1 ponto)

a)    UNIVERSO

b)    SISTEMA SOLAR

c)    VIA – LÁCTEA

 

4)    COMO SE CHAMA O MOVIMENTO DA TERRA EM TORNO DELA MESMA? (1 ponto)

a)    GIRO

b)    SAZONAL

c)    ROTAÇÃO

 

5)    QUAL SÃO OS NOMES DOS PLANETAS DO NOSSO SISTEMA SOLAR? (1 ponto)

a)    MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO

b)    TERRA, SATURNO, URANO, NETUNO, PLUTÃO

c)    MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO, NETUNO E PLUTÃO

6)    QUAL ASTRO EM QUE OS PLANETAS GIRAM EM TORNO? (1 ponto)

a)    LUA

b)    SOL

c)    ESTRELA D’ALVA

 

7)    O QUE É ORBITAR? (1 ponto)

a)    SÃO OS OLHOS

b)    É O CAMINHO QUE O PLANETA FAZ EM TORNO DO SOL

c)    É UMA FRUTA

 

8)    COMO O HOMEM OBSERVA O ESPAÇO, MAIS DE PERTO? (1 ponto)

a)    A OLHO NU

b)    COM LUNETAS, TELESCÓPIOS, SONDAS, ETC.

c)    COM A TELEVISÃO

 

9)    A INCLINAÇÃO SAZONAL É RESPONSÁVEL PELAS…………….? (1 ponto)

a)    ESTAÇÕES DO ANO

b)    CALOR

c)    INVERNO

 

10)COMO SE CHAMA NOSSA GALÁXIA? (1 ponto)

a)    VIA – LEITE

b)    VIA – MARTE

c)    VIA – LÁCTEA

 

 

Avaliação de Ciências: recursos naturais – 5º ano

Recursos naturais

Esta é uma atividade de ciências sobre os recursos naturais, voltada a alunos do quinto ano do ensino fundamental.
Esta atividade está disponível em formato Word ( modelo que pode ser editado) e em PDF ( pronto para imprimir).

 

 

 

 

 

Baixe esta atividade em formato:

 

 

Escola ___________________________Data:_____/_____/_____

Prof:____________________________________Turma:_______

Nome:_______________________________________________

 

Avaliação de ciências – Recursos naturais

 

  1. Explique o que são recursos naturais?

____________________________________________________

____________________________________________________

  1. Explique o que são recursos renováveis?

____________________________________________________

____________________________________________________

  1. Explique o que são recursos não-renováveis?

____________________________________________________

____________________________________________________

  1. Cite 3 exemplos de recursos naturais renováveis e recursos naturais não-renováveis.
  • Renovável:

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

  • Não – renovável:

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

5. Complete com V(verdadeiro) ou F (falso):

(     ) Vento é ar em movimento.

(     ) Os seres humanos conseguem viver sem ar.

(     ) Existe ar em todos os lugares.

(     ) O ar puro não tem cheiro, cor ou sabor.

 

6. Existem objetos que precisam estar cheios de ar para que funcionem. Cite cinco deles:

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

 

7. Leia o texto a seguir:

Em Cubatão (SP), há muitos anos, a fumaça das chaminés das fábricas vem incomodando os moradores. Todos reclamam que os olhos ardem, muitos já tiveram problemas respiratórios e sentem a garganta irritada. Além disso, a poluição do ar já causou sérios problemas ao meio ambiente, como o desabamento de partes da Serra do Mar, próximo à cidade industrial, deixando marcas no ambiente local.

Samuel Murgel. Ecologia da cidade. Adaptação.

a)    O que está causando a poluição do ar, em Cubatão?

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

b) Cite dois problemas que a poluição do ar traz para a saúde.

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________