Avaliação de Ciências: recursos naturais – 5º ano

Recursos naturais

Esta é uma atividade de ciências sobre os recursos naturais, voltada a alunos do quinto ano do ensino fundamental.
Esta atividade está disponível em formato Word ( modelo que pode ser editado) e em PDF ( pronto para imprimir).

 

 

 

 

 

Baixe esta atividade em formato:

 

 

Escola ___________________________Data:_____/_____/_____

Prof:____________________________________Turma:_______

Nome:_______________________________________________

 

Avaliação de ciências – Recursos naturais

 

  1. Explique o que são recursos naturais?

____________________________________________________

____________________________________________________

  1. Explique o que são recursos renováveis?

____________________________________________________

____________________________________________________

  1. Explique o que são recursos não-renováveis?

____________________________________________________

____________________________________________________

  1. Cite 3 exemplos de recursos naturais renováveis e recursos naturais não-renováveis.
  • Renovável:

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

  • Não – renovável:

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

5. Complete com V(verdadeiro) ou F (falso):

(     ) Vento é ar em movimento.

(     ) Os seres humanos conseguem viver sem ar.

(     ) Existe ar em todos os lugares.

(     ) O ar puro não tem cheiro, cor ou sabor.

 

6. Existem objetos que precisam estar cheios de ar para que funcionem. Cite cinco deles:

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

 

7. Leia o texto a seguir:

Em Cubatão (SP), há muitos anos, a fumaça das chaminés das fábricas vem incomodando os moradores. Todos reclamam que os olhos ardem, muitos já tiveram problemas respiratórios e sentem a garganta irritada. Além disso, a poluição do ar já causou sérios problemas ao meio ambiente, como o desabamento de partes da Serra do Mar, próximo à cidade industrial, deixando marcas no ambiente local.

Samuel Murgel. Ecologia da cidade. Adaptação.

a)    O que está causando a poluição do ar, em Cubatão?

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

b) Cite dois problemas que a poluição do ar traz para a saúde.

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

 

 

 

 

Avaliação de ciências – 6º ano

Avaliação de ciências 6º ano

Esta é uma avaliação de ciências para alunos do sexto ano. Esta avaliação observa a compreensão dos alunos sobre: a pasteurização; o processo de digestão; o sistema digestório; higiene dentaria.

Esta avaliação está disponível para download em formato Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

 

 

Baixe a avaliação em:

Escola _________________________________________Data:_____/_____/_____

Prof:_______________________________________________Turma:___________

Nome:______________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

 1. Qual a função do processo de pasteurização? Marque um X na opção correta.

a)    Matar microorganismos

b)    Produzir pastel

c)    Criar microorganismos

2. Qual o nome dado ao processo, em que o organismo transforma alimentos em elementos menores e mais simples?

___________________________________________________________________

3. Qual é o primeiro local do corpo humano em que o alimento passa?

___________________________________________________________________

4. Os dentes tem uma função muito importante em nosso organismo, explique qual a função:

a)    Dos caninos:_______________________________________________________

___________________________________________________________________

b)    Dos incisivos:______________________________________________________

___________________________________________________________________

c)    Dos pré-molares e molares:____________________________________________

___________________________________________________________________

5. O que devemos fazer para termos dentes saudáveis?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

6. O que forma o bolo alimentar?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

7. Onde é produzida a saliva?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

8. A parte mais fina do nosso intestino chama-se:_____________________________

9. A parte do intestino que absorve mais liquido chama-se:______________________

 

10. Qual a função do apêndice? O que acontece se estourar?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

 

Avaliação de matemática – 6º ano

Avaliação de matemática 6ºano

Esta é uma avaliação de matemática para alunos do sexto ano do ensino fundamental.

Baixe esta avaliação em Word (atividade que pode ser modificado) ou em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

 

 

Faça o download da avaliação em:

Escola _________________________________________Data:_____/_____/_____

Prof:_______________________________________________Turma:___________

Nome:______________________________________________________________

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

1. Resolva:

 

a)    25.416 x 9 =

a)    106 x 27 =

b)    2.125 x 12 =

c)    3.021 x 48 =

d)    12.548 : 9 =

e)    2.032 : 15 =

f)     62.547 : 7 =

g)    5.127 : 25 =

 

 2. Decomponha os números de acordo com as ordens

25,3 milhões: _________________________________________________________

___________________________________________________________________

1,69 bilhão: __________________________________________________________

___________________________________________________________________

3,5 milhões:____________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

10,7 bilhões:_________________________________________________________

___________________________________________________________________

2,65 milhões: _________________________________________________________

___________________________________________________________________

3. Escreva os números por extenso:

a)    25,3 milhões: ______________________________________________________

___________________________________________________________________

b)    1,69 bilhão: _______________________________________________________

___________________________________________________________________

c)    3,5 milhões:_______________________________________________________

___________________________________________________________________

d)    10,7 bilhões:_______________________________________________________

___________________________________________________________________

e)    2,65 milhões: _____________________________________________________

___________________________________________________________________

4. Escreva os números em ordem crescente:

a)    345 – 623 – 236 – 462 – 467

___________________________________________________________________

b)    2,54 – 5,46 – 3,47 – 7,34 – 1,30

___________________________________________________________________

c)    0.62 – 0,75 – 0,26 – 1,46 – 9

___________________________________________________________________

d)    4,20 – 3,72 – 7,36 – 6,46 – 0,34

___________________________________________________________________

5. Escreva como se lê:

a)    3,5:_____________________________________________________________

b)    25,3:____________________________________________________________

c)    5,46:____________________________________________________________

d)    0,85:____________________________________________________________

6. Escreva com algarismos:

a)    doze inteiros e cinco milésimos:_________________________________________

b)    quatro centésimos:__________________________________________________

c)    um inteiro e dois milésimos:___________________________________________

d)    setenta e seis centésimos:_____________________________________________

7. Resolva as expressões numéricas abaixo:

 

a)      2 . 8 – 4 . 3 + 18 =

 

 

 

 

 

 

b)      25 : 5 + 81 : 9 – 6 =

 

 

 

 

 

 

c)      95 – 7 . 8 – 4 x 8 =

 

 

 

 

 

 

d)      106 + 6 x 5 – 8 x 9 =

 

Avaliação de língua portuguesa – 3º ano

avaliação de língua portuguesa 3º ano

Esta é uma avaliação de língua portuguesa para alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Esta avaliação traz atividades de interpretação de texto; identificação de silaba igual; contagem de sílabas; leitura; e auto ditado.

Esta avaliação foi pensada para preparar o aluno para as avaliações externas, pois seguem alguns padrões comuns a estas avaliações. O objetivo desta prova de português é ser um simulado, fazendo com que o aluno esteja familiarizado com o modelo este modelo de avaliação.

Esta avaliação está disponível para download em PDF (pronto para imprimir).

 

Faça o download desta avaliação em:

 

avaliação de língua portuguesa 3º ano

avaliação de língua portuguesa 3º ano

 

avaliação de língua portuguesa 3º ano

avaliação de língua portuguesa 3º ano

 

avaliação de língua portuguesa 3º ano

avaliação de língua portuguesa 3º

 

avaliação de língua portuguesa 3º ano

avaliação de língua portuguesa 3º ano

 

avaliação de língua portuguesa 3º ano

avaliação de língua portuguesa 3º ano

 

 

Avaliação de matemática – 1º ano

avaliação de matemática 1º ano

Esta é uma avaliação de matemática voltada a alunos do primeiro ano do ciclo de alfabetização (ensino fundamental). Esta prova de matemática contém atividades de identificação de formas, identificação de dezenas, problemas matemáticos com desenhos e, adições e subtrações simples.

 

 

 

 

 

avaliação de matemática 1º ano

avaliação de matemática 1º ano

 

avaliação de matemática 1º ano

avaliação de matemática 1º ano

 

avaliação de matemática 1º ano

avaliação de matemática 1º ano

 

Avaliação de língua portuguesa – 1º ano

avaliação de língua portuguesa 1º ano

Esta é uma avaliação de língua portuguesa voltada a alunos do primeiro ano do ciclo de alfabetização (ensino fundamental).

Esta avaliação contém atividades de ditado, texto fatiado, leitura de palavras e ilustração, interpretação de parlenda, junte as silabas e forme palavras.

 

 

 

 

 

 

avaliação de língua portuguesa 1º ano

avaliação de língua portuguesa 1º ano

avaliação de língua portuguesa 1º ano

avaliação de língua portuguesa 1º ano

 

avaliação de língua portuguesa 1º ano

avaliação de língua portuguesa 1º ano

 

 

avaliação de língua portuguesa 1º ano

avaliação de língua portuguesa 1º ano

avaliação de língua portuguesa 1º ano

avaliação de língua portuguesa 1º ano

 

 

Avaliação de ciências – 4º ano

avaliação de ciências 4º ano

Esta é uma avaliação de ciências para alunos do quarto ano. Esta prova contém atividades sobre o sistema respiratório, sistema circulatório, sistema digestório e, sistema urinário.

Esta avaliação de ciências está disponível para download em modelo do Word(pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

 

Baixe a avaliação em:

 

 

 

 

Escola ____________________________________________________Data:_____/_____/_____

Prof:______________________________________________________Turma:______________

Nome:_________________________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

 

1)    Por quê podemos dizer que o nariz é um filtro? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________

__________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

2)    Se a poluição exceder a capacidade de filtragem do nariz, quais órgãos serão prejudicados?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

3)    Qual é o gás mais importante para nosso organismo?

___________________________________________________________________

 

4)    Explique o que é inspiração e expiração.

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

5)    O que é que conduz o sangue ao coração?

___________________________________________________________________

 

6)    Qual órgão oxigena e renova o sangue?

___________________________________________________________________

7)     Qual é o nome dado ao percurso do sangue do coração ao corpo e do corpo ao coração?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

8)    O que é requerido para ser doador de sangue?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

9)    Qual é o órgão que armazena a urina?

___________________________________________________________________

 

10)  Qual é o órgão que filtra o sangue?

___________________________________________________________________

 

11)  Qual o nome do órgão que conduz a urina até a bexiga?

___________________________________________________________________

 

12)  Por quais órgãos os alimentos passam durante sua digestão?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

Avaliação de ciências – 4º ano

avaliação de ciências 4º ano sistema solar

Esta é uma avaliação de ciências para alunos do quarto ano, esta prova contém atividade relacionadas ao sistema solar e a exploração espacial.

Esta avaliação está disponível para download em formato Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

 

Baixe esta avaliação em:

Escola _________________________________________Data:_____/_____/_____

Prof:____________________________________________Turma:______________

Nome:______________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

 

1)    Leia os textos abaixo e responda.

Texto I

Em 1961, o astronauta russo Yuri Gagarin observou a Terra do espaço, a bordo da nave espacial Vostok. Ele foi o primeiro ser humano a viajar ao espaço.

Enquanto olhava a Terra do espaço, Yuri Gagarin pronunciou a seguinte frase: “A Terra é azul”.

Texto II

A conquista da Lua

Em julho de 1969, três astronautas norte-americanos participaram de uma missão que levou o ser humano à Lua. Essa missão foi chamada Apolo 11.

Os astronautas que participaram dessa missão foram Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.

O primeiro ser humano a pisar em solo lunar foi Neil Armstrong, que naquele momento pronunciou a seguinte frase:

 “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade.”

Aldrin também desceu no solo da Lua. Ele e Armstrong instalaram câmeras para transmitir imagens da Lua para a Terra, tiraram fotografias e coletaram amostras do solo lunar.

Extraído de a Coleção Conhecer e Crescer Ed. Escala Educacional

 

 

a)    Quem foi o primeiro astronauta a ver a Terra e o que ele disse?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

b)    No texto acima que Neil Armstrong quis dizer com sua afirmação?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

2)    A lua é um astro luminoso ou iluminado? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

3)    Escreva algumas informações sobre a lua.

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

4)    Do que é formado o sistema solar?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

5)    Como se chamam astros formados por gelo, rochas e outras substâncias congeladas?

___________________________________________________________________

6)    Qual o nome de astros formados por rochas e metais?

___________________________________________________________________

 

Avaliação de ciências – 5º ano

prova de ciências 5º ano

Esta é uma avaliação de ciências para alunos do quinto ano do ensino fundamental. Esta prova de ciências contém atividades de tipos de paisagem brasileiras, animais silvestres, biomas.

Esta avaliação está disponível em dois formatos para download, em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

 

Baixe esta avaliação em:

 

 

 

Escola ________________________________________Data:_____/_____/_____

Prof:_______________________________________________Turma:__________

Nome:_____________________________________________________________

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

 

1. No Brasil existe uma rica variedade de paisagens naturais também conhecidas como:

(A) plantas

(B) biomas

(C) rios

(D) oceanos

2. A maior parte da floresta tropical do mundo está localizada no estado do:

(A) Ceará

(B) Amazonas

(C) Piauí

(D) Rio Grande do Norte

3. Devido a variedade de espécies de plantas e animais que há na Mata Atlântica dizemos que há:

(A) reflorestamento

(B) biodiversidade

(C) sustentabilidade

(D) desmatamento

4. O cerrado é o bioma dominante na região:

(A) Sudeste

(B) Nordeste

(C) Centro-Oeste

(D) Sul

5. O único bioma exclusivamente brasileiro é a:

(A) caatinga

(B) cerrado

(C) Floresta Amazônica

(D) Mata Atlântica

6. Associe:

(A) Floresta Amazônica

(B) Mata Atlântica

(C) cerrado

(D) caatinga

(     ) Localiza-se próximo ao litoral ou em trechos montanhosos, onde chove com frequência,

(    ) A região da floresta é úmida e quente na maior parte do ano, é a maior floresta tropical do mundo.

(    ) É o único bioma exclusivamente brasileiro e o menos conhecido de todos.

(    ) É composto por árvores não muito altas, separadas por áreas onde predominam as gramíneas.

7. Complete com as palavras: biodiversidade, Chico Mendes, desmatamento

O ______________________é um problema grave que compromete a sobrevivência de muitos seres vivos.

A uma grande diversidade de espécies chamamos de ________________.

__________________________________foi um homem muito importante na luta pela preservação da Floresta Amazônica e pelos direitos dos povos que vivem nela.

8. Assinale o bioma que há na região onde você mora:

(A) cerrado

(B) Pantanal

(C) Mata Atlântica

(D) Floresta Amazônica

9. Complete com (V) para as frases verdadeiras e (F) para as frases falsas:

(   ) A Floresta Amazônica é banhada pelo rio Amazonas e seus inúmeros afluentes.

(   ) A vitória-régia é uma planta típica da região Sul.

(   ) A Mata Atlântica é importante não somente pela biodiversidade que abriga, mas também pela manutenção das encostas.

(   ) O cerrado é o bioma dominante na região Centro-oeste, mas também ocorrem trechos de cerrado no Nordeste (Maranhão), no Norte (Tocantins) e no sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

(   ) As plantas e os animais da caatinga apresentam certas características que os ajudam a enfrentar o frio e a neve.

Avaliação de história e geografia – 2º ano

avaliação de história e geografia 2º ano

Esta é uma avaliação de história e geografia para alunos do segundo ano do ensino fundamental. Esta avaliação contém atividades ligadas a interpretação de texto, percepção de ambiente, meios de transporte e observação do seu dia a dia.

Esta avaliação de história e geografia está disponível para download em formato Word (modelo que pode ser modificado) e em formato PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

Baixe a avaliação em:

 

 

Escola ________________________________________Data:_____/_____/_____

Prof:____________________________________________Turma:______________

Nome:______________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

 

1)     Leia o depoimento abaixo e responda:

Quando eu era pequena, morava perto de uma rua que se chamava Estrada da Boiada.

Ela recebeu esse nome porque era de terra e todos os dias passavam por lá muitos bois, pois existiam muitas fazendas na região.

Hoje em dia, essa rua mudou muito. Foi asfaltada e tem muito movimento; as fazendas deram lugar aos prédios e os boizinhos aos carros.

Ela até mudou de nome – recebeu o nome de um deputado estadual – agora se chama Diógenes Ribeiro de Lima.

a)    Antigamente como era a estrada da boiada?

___________________________________________________________________

b)    Quais transformações ocorreram nela?

___________________________________________________________________

c)    Desenhe como você imagina a rua do texto:

ANTIGAMENTE

ATUALMENTE

2)    Leia o texto abaixo e responda:

Na minha rua tem uma porção de casas e prédios.

Tem casas que servem para morar, tem outras que servem para trabalhar.

Na minha rua passa o lixeiro, que leva o lixo, o gari, que varre, o carteiro, que traz as cartas e o fruteiro que vende frutas .

A rua do Marcelo – Ruth Rocha – Ed. Salamandra

a)    Quais profissionais trabalham nessa rua?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

b)    Escreva o nome da sua rua e o número da sua casa.

___________________________________________________________________

3)     Escreva o nome dos meios de transportes na linha correta.

NAVIO – CARRO – AVIÃO – ÔNIBUS – HELICÓPITERO – TREM – BARCO – CANOA

a)    Aéreo: ___________________________________________________________

b)    Terrestres:_______________________________________________________

c)    Aquáticos: _______________________________________________________

4)    Leia e responda:

Primeiro cuidado: só atravessar a rua na faixa de pedestres! Segundo cuidado: olhar para os dois lados antes de atravessar a rua! Terceiro cuidado: só atravessar se não vier carro de nenhum dos lados!

Essas frases você já deve ter ouvido muito. Trânsito é mesmo uma coisa séria. Quando você estiver caminhando pela cidade, atenção máxima! O mundo está cheio de motoristas loucos e selvagens, que acham que as ruas são pistas de fórmula 1.

a)    Em sua opinião, o que pode acontecer quando os sinais de trânsito não são respeitados?

___________________________________________________________________

5)    As crianças adoram brincar na rua. Você pode brincar na sua rua?

(  ) SIM (  ) NÃO

Por quê?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________